Pergunta do Leitor: Coletor Menstrual?

20:00

A pergunta de hoje veio quentinha do nosso Instagram, onde a leitora do Blog LS quer tirar uma grande duvida que com certeza não é só dela: "Olá Casal, tenho lido em vários lugares sobre o copo coletor menstrual. Queria saber se ele vale realmente a pena e se qualquer pessoa pode usar.". Para quem ainda não sabe o que é um coletor menstrual, ele é liberdade, economia e sustentabilidade, e eu vou contar pra vocês o porque!

Coletor menstrual, copo coletor menstrual ou copa menstrual.
Antes de tudo, vamos explicar certinho o que é um coletor menstrual. O coletor menstrual, copo coletor menstrual ou copa menstrual como alguns gostam de chamar, nada mais é do que um "copo" feito de silicone. Seu formato lembra algo parecido com um cálice, que coleta o sangue menstrual. Em um primeiro momento ele pode até parecer anti-higiênico, mas seu uso tem baixos riscos de infecções, além dele ser totalmente hipoalergênico e reutilizável.

A duração de um coletor é cerca de 10 anos e seu preço médio é de 60 reais por exemplo. Se parar pra pensar, o coletor custa 0,50 centavos por mês, bem mais barato do que qualquer absorvente no mercado. Fora que isso reduz o descarte de lixo no mundo, só isso já vale muito a pena utilizar um coletor menstrual.

Mas, como tudo que é bom, existem algumas restrições de como usar um coletor menstrual:
  • Pode ocorrer o rompimento do hímen ao colocar ou retirar em mulheres que não tiveram relações sexuais;
  • Para mulheres que estão no período de resguardo da gestação, o uso é vetado devido a cicatrização da região intima;
  • Mulheres que utilizem o DIU devem tomar extremo cuidado para não desloca-lo durante o uso do coletor mentrual.
Seguindo essas recomendações e restrições de como usar um coletor menstrual, o resto é só alegria! Será?


É muito importante escolher o tamanho adequado da sua "copa menstrual". A escolha depende do seu fluxo e posição do colo do útero. Para simplificara forma de como usar o coletor menstrual, alguns fabricantes adotaram divisões simples. A A Sós, por exemplo, possuí dois tamanhos distintos: uma copa menstrual para mulheres abaixo dos 30 e uma copa menstrual para mulheres acima dos 30 anos ou com filhos. Vale frisar que a escolha de como usar o coletor menstrual será sempre sua, eu mesmo por exemplo utilizo o modelo maior mesmo estando abaixo dos 30 e sem filhos, o motivo? Fluxo intenso!

E o melhor de tudo: você pode fazer atividades físicas com ele! Sim, com a copa menstrual você pode ir até para a copa do mundo jogar! Mas é importante colocar certinho o coletor menstrual para que não ocorram vazamentos e também higieniza-lo direitinho. E se você quiser saber como é a experiência de utiliza-lo, eu conto pra você!

Aproveite para ler também:

0 comentários