Aprenda a Higienizar seu Coletor Menstrual

20:00

Se tem uma coisa que mulher adora é praticidade, e o maior exemplo disso é o coletor menstrual. Uso, recomendo e conto minha experiência aqui, mas e quando o assunto é higiene? Ainda mais quando é um produto reutilizável no caso do coletor? Então se prepara porque hoje vamos te mostrar que higienizar o coletor é algo simples e rápido!

Vale lembrar que essas dicas valem apenas para coletores de silicone medicinal, como é o caso do coletor da a sós. Por isso antes de sair aplicando essas super técnicas, é importante verificar o material do seu coletor menstrual.
Higienizando para o primeiro uso

Comprou aquele coletor novinho com a sua consultora sensual e está louca pra usar?! Ok, talvez você não fique feliz com "aqueles dias" chegando, mas o procedimento para o primeiro uso é bem simples.
Primeiro, lave o coletor com água morna. Você não precisa utilizar sabão (dessa vez), mas se quiser utilizar, o ideal é um sabão neutro sem perfume ou, preferencialmente, um sabonete íntimo de PH neutro. Após isto, ferva seu coletor por 10 minutos. Vale lembrar que o coletor não deve encostar no fundo da panela, por isso a quantidade de água deve ser o suficiente para que o coletor não encoste no fundo.

As panelas ideais para isso são as esmaltadas ou de inox, pois preservam o silicone.
Higienizando o Coletor Durante o Ciclo Menstrual 

Durante o ciclo menstrual você não precisa esterilizar o coletor entre os usos. Na hora de tirar o "copinho" é importante lavar bem as mãos antes. Com as mãos limpas, é só retirar o coletor, limpa-lo em água corrente e inseri-lo novamente. O ideal é lava-lo com água fria, pois agua quente pode manchar o coletor.

Como limpar os furos

Parece complicado, mas não é! É só encher o coletor com água, colocar a palma da mão em cima e vira-lo de cabeça para baixo. Feito isso, é só pressionar a base e ver a água saindo pelos furos e limpando eles! Evite qualquer item afiado para auxiliar nessa limpeza,  ele pode danificar seu coletor.

Removendo manchas

E se o coletor ficar manchado?! Calma, não entre em pânico! para remover manchas, você pode deixar o coletor em molho em suco de limão diluído em água. Este processo também remove qualquer odor desagradável. Uma segunda opção para remover manchas é deixa-lo de molho em água oxigenada 10 volumes.

E quando eu estiver fora de casa?

Normalmente o coletor aguenta umas boas horas sem esvaziar, mas se mesmo assim você precisar esvazia-lo em um banheiro publico, o procedimento é simples:

Lave-o com água sempre que possível.
Primeiro, lave bem as mãos e retire o coletor. Lave-o com uma garrafa de água ou limpe-o com papel higiênico e recoloque-o. Lenços umedecidos também podem ser utilizados, mas lembre-se que eles devem ser específicos para utilização na região intima. E assim que possível, lave o coletor com agua como de costume.

E no final do ciclo?

Finalmente o ciclo acabou! Antes de dar um até logo ao coletor, você deve esteriliza-lo. Para isso, basta ferve-lo por 5 a 7 minutos em uma panela com agua suficiente para o coletor não tocar o fundo. As panelas ideais para isso são as esmaltadas ou de inox, pois preservam o silicone. Você pode ferve-lo no micro-ondas se preferir, em um recipiente de vidro e respeitando o mesmo tempo. O tempo é muito importante pois, caso seja fervido por mais de 15 minutos, o coletor pode perder sua elasticidade.

Como armazenar seu coletor?

Guarde-o bem e de adeus, pelo menos até o mês que vem!
Com o coletor esterilizado, espere ele esfriar, seque-o e armazene no saquinho de transporte ou em uma bolsa respirável. Nada de coloca-lo em locais abafados, ele precisa de ventilação!

Fácil fácil usar um coletor não é? 12 horas sem preocupação e não poluir o ambiente?! Isso sim é vida! Não deixe de conversar com a sua consultora e mudar para o "copinho da alegria! Beijos de Luz!

Aproveite para ler também:

0 comentários