A Cultura da Virgindade

20:00

Não é novidade que a sociedade valoriza a virgindade em toda sua estimada gloria, meninas são educadas a se manterem puras, enquanto homens não recebem nenhuma "contraindicação", muito pelo contrario normalmente eles são incentivados até mesmo a trair antes do casamento porque simplesmente "Não casou, tá tudo bem.". E isso acontece em todo o mundo criando uma idolatria da virgindade feminina mas, como é definido o "perder a virgindade"?


Antes de tudo, sabemos que a virgindade é ligada normalmente a moral, tradição, políticas sexuais e principalmente gênero. E como o assunto é delicado, normalmente são associados todos esses aspectos e temos algo que os puritanos gostam de falar: "ofende a moral e os bons costumes". E pra piorar não falamos de virgindade (nem de nada ligado a sexualidade, infelizmente), e deveríamos pois ela é uma coisa que todos tem que lidar, nem que seja uma vez na vida!

Mas antes de tudo, você sabe o que é virgindade? 

Já falamos que a palavra "virgindade" é carregada de mitos e tradições, isso torna difícil definir o que é uma pessoa virgem. Ok, você pode dizer "virgem é uma pessoa que nunca fez sexo" e eu pergunto "você consegue definir o que é sexo?". Se sexo significa uma relação heterosexual com penetração vaginal, estamos deixando uma boa galera de fora!
E se você me disser que a perder a virgindade é quando ocorre o rompimento do hímen e o sangramento, eu te digo que nem todos os himens são rompidos e nem sempre ocorre o sangramento. E não para por ai, já existe cirurgias que reconstroem o hímen, então será que quem faz a cirurgia volta a ser virgem? Sim, isso não faz sentido nenhum!

Mas, o que é o hímen? Ele é uma membrana fina resultante da formação completa da vagina, o hímen não possuí formato ou tamanho certo, e algumas mulheres podem romper o hímen durante a adolescência, e outras só em um parto natural!

E não para por ai, devido a idolatria da virgindade e sua ligação ao hímen, algumas mulheres acabam se submetendo a situações constrangedoras para assegurar a seus parceiros e até mesmo familiares de que ainda possuem o hímen intacto. Algumas chegam a pagar uma cirurgia de reconstrução ou comprar um kit de hímen falso!

E vale lembrar que as vezes a primeira vez nem é tão boa assim! Não importa onde ou com quem aconteceu, a primeira vez é super valorizada devido a nossa cultura, por isso chegamos super tensos nela e sem saber o que fazer afinal, não falamos sobre sexualidade. O resultado é uma experiência que pode ser decepcionante e até mesmo dolorosa para algumas mulheres.


Nunca é como nos filmes afinal, porque uma relação com uma vagina ou um pênis alteraria o curso de nossas vidas para sempre?

E não para por ai, a sociedade julga de forma brutal as mulheres. Você tem duas opções: se você é virgem, muitas vezes você é taxada de pura e inocente, até mesmo ingênua. Agora se você fez sexo, você é taxada de vagabunda, vadia e coisas muito piores.

E ainda piora, virgindade é visto como algo feminino...

Virgem vem da palavra latina "virgo" que significa jovem mulher. Mesmo que tanto homens quanto mulheres podem ser virgens, e sua "perda" pode ser confusa independente do gênero, a origem da palavra deixa a entender que quando falamos de virgindade é sempre sobre as mulheres.

E como desconstruir todos estes mitos criados? Fácil, criando um dialogo aberto.

A sexualidade feminina não pertence a um homem, nem ao seu pai, nem ao seu futuro marido e nem a Deus. A sexualidade pertence a ela e somente a ela, seu corpo suas regras. Você tem que entender que você está no controle e isso beneficia você!

Não tenha medo de se entregar quando achar que deve, nem de se resguardar quando quiser. Com isso você vai adquirir experiências que quiser, e vai criar um método que vai te permitir comunicar o que você gosta e o que você não gosta.

Aproveite para ler também:

0 comentários