Sexting: o que é e como praticar com segurança

17:55

A tecnologia está presente em muitos aspectos de nossa vida, modificando a forma na qual nos relacionamos. 

Praticamente qualquer atividade cotidiana tem sido influenciada pelas novas ferramentas à nossa disposição, incluindo o exercício da sexualidade, tal como ocorre com o sexting.

Esse termo é usado para designar o envio ou recebimento de conteúdo íntimo por dispositivos móveis, através de aplicativos diversos. Sabe aquela mensagem bem provocante? Então. É tipo isso.

Sexo por mensagem através do celular é mais comum do que parece

Não foram só as reuniões de trabalho, as aulas da faculdade e o happy hour com as amigas que migraram para o mundo online durante a pandemia. 

O sexting é outra prática que vem ganhando mais adeptos conforme o confinamento se prolonga. Sem toque físico, o sexo virtual está em alta. 

Principalmente quando se fala de casais que não moram juntos, essa distância acaba gerando impacto.

Um levantamento do aplicativo Happn realizado depois da chegada do coronavírus ao Brasil apontou que 31% dos entrevistados já aderiram à tendência, sendo que 15% experimentou o formato pela primeira vez nos últimos meses.

O isolamento por conta da pandemia aumentou o número de adeptos de sexting

Em resumo, sexting é o envio de mensagens eróticas, com conteúdos sexuais, para alguém via SMS ou aplicativos de mensagens instantâneas. A origem do termo vem do inglês “sex” e “texting”, que, ao pé da letra, é sexo por mensagem.

As mensagens podem conter textos, áudios, fotos e vídeos e geralmente ajudam a esquentar o clima entre o casal. Era considerada uma prática mais adotada por jovens, mas hoje é bastante difundida por todas as idades.

O fenômeno, que foi criado por jovens nos Estados Unidos por volta do ano de 2005, e chegou em meados de 2009 ao Brasil, é uma prática cada vez mais comum para flertar com alguém. 

Uma pesquisa online realizada pela Drexel University's Women's Health Psychology Lab revelou que a prática de envio de sexting eleva o nível de satisfação do casal.

A prática de sexting é capaz de trazer enormes benefícios para a vida de um casal

Apesar da popularidade, é importante estar atento sobre os possíveis riscos de compartilhar momentos íntimos na Internet. 

Os vazamentos de conteúdos desse tipo na rede seja por vingança (conhecido como revenge porn) ou invasão de algum cibercriminoso aos dados da vítima têm sido recorrentes. 

Além de o remetente do conteúdo ser uma pessoa de confiança, a recomendação para se prevenir contra esse tipo de situação é manter uma conexão de Internet segura, ou seja, evitar redes públicas, por exemplo. 

É importante também dar preferência ao uso de aplicativos com sistema de criptografia de ponta a ponta, como WhatsApp e Telegram. 

É importante ressaltar que a divulgação de fotos ou vídeos eróticos sem o consentimento do dono acarreta nos crimes de difamação ou injúria, com base nos artigos 139 e 140 do Código Penal.

Revenge porn pode destruir a vida de uma pessoa e é crime previsto no código penal

Para praticar o sexting e deixar a prática mais segura, é importante tomar alguns cuidados para não ter problemas no futuro.

Escolha alguém de confiança! Se não for o seu parceiro ou parceira, só troque mensagens eróticas com alguém de confiança. Assim, você vai se sentir mais à vontade e garantir sua segurança.

Não se identifique! Converse com a pessoa para que não sejam falados os nomes durante o sexting e ao enviar uma foto, certifique-se que não está aparecendo seu rosto, uma tatuagem, porta-retratos ao fundo ou algo que possa te identificar.

Evite praticar o sexting quando tiver bebido. Sobriedade e consciênscia são essenciais na hora da prática.

Nada de desconhecidos! Não pratique o sexting com desconhecidos. Nós nunca sabemos quem realmente está do outro lado da tela.

Tome medidas de segurança mesmo se a prática for com um pessoa da sua confiança

Se você nunca praticou sexting antes dê os primeiros passos de forma confortável. Começar por mensagens picantes ou usar emojis e gifs pode ser um ótimo início para ir se soltando.

Alguns exemplos comuns são: carinha sorrindo com um olhar enigmático (😏), piscando (😉) ou enviando um beijo (😘), até outros mais sugestivos como língua (👅), beringela (🍆) e gotículas (💦).

Além dos emojis, os gifs e figurinhas animadas dão mais movimento para o momento e para a imaginação. O foco é se expor de uma maneira que substitua em alguma medida o contato físico.

Flerte muito, provoque e se insinue. O sexting pode durar dias, não há tempo limite, não é uma relação sexual com início, meio e fim. 

Faça apenas o que te deixar confortável e imponha seus limites sempre

O sexting também é uma boa ferramenta para sair da rotina no namoro ou no casamento. 

É uma forma de apimentar a relação com criatividade, estimular a imaginação do(a) parceiro(a) durante o dia para criar expectativa para a noite ajuda a sair da monotonia.

Essa também pode ser uma ótima forma de começar a inserir sex toys de forma mais leve na relação, falando sobre eles durante o sexting.

Quer ajuda para desenvolver suas habilidades e imaginação? Então acompanhe nosso instagram clicando aqui, sempre postamos dicas de sexualidade e saúde sexual por lá também =) 



Aproveite para ler também:

0 comentários