10 dicas para quem quer começar a praticar sexo tântrico

20:03

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o sexo tântrico para diminuir ou excluir as chances de você se frustrar ao compará-lo com relações sexuais tradicionais. 

Tantra é sobre acordar todos os sentidos do corpo durante a transa e não apenas estimular a região genital para alcançar um orgasmo.  

Em poucas palavras, podemos dizer que o sexo tântrico surgiu do tantra, que consiste num conjunto de 112 técnicas de meditação que abrangem todos os aspectos da vida, entre elas, o lado sexual.

O tantra trabalha a energia sexual que, segundo essa filosofia, seria a responsável pelos famosos orgasmos. Mas diferentemente do que se costuma pensar, aqui não se trata necessariamente da ejaculação, mas sim da sensação máxima de êxtase que o momento do orgasmo proporciona.

Conexão é a palavra do sexo tântrico

Em tempos nos quais tudo é “fast” o sexo tântrico pode ser uma forma interessante para você estar em plena conexão com a pessoa ou as pessoas parceiras. 

Embora o sexo tântrico tenha suas origens ligadas ao hinduísmo, não há nenhuma restrição religiosa para a prática. Afinal, a linguagem do amor é uma só entre os seres humanos, independente da fé ou prática espiritual.

Além disso, você pode se surpreender com o número de posições que existem no sexo tântrico, mostrando inúmeras maneiras de como você pode desfrutar de experiências inovadoras com a pessoa parceira durante a relação sexual.

Tirar a transa do piloto automático, obter orgasmos mais prolongados e intensos, aumentar a intimidade e elevar a conexão com o par a outro nível são alguns dos objetivos dos casais que se propõem a esmiuçar os segredos do sexo tântrico.


O sexo tântrico permite aumentar a intimidade e eleva a conexão a outro nível

Por não ser focado no orgasmo, o sexo tântrico funciona para indivíduos que podem ter ansiedade em atingir um orgasmo rápido demais ou não.

Uma coisa importante na prática do tantra é “adorar” ou "servir" um ao outro. Os parceiros voltam o foco um para o outro, como através de massagens específicas como a Yoni e a Lingam, por exemplo, o que prolonga e estimula a excitação.

Talvez a melhor parte do sexo tântrico é que isso beneficia a todos. O tantra pode ajudar os homens que sofrem de ejaculação precoce, porque retarda o processo de sexo e elimina a pressão para realizar. 

Para as mulheres, aprender a relaxar e estar no momento pode ajudar na função orgástica, bem como na construção do desejo. Ele também pode ajudar seu relacionamento fora do quarto, melhorando a comunicação íntima.

Enquanto orgasmos não são o objetivo, os “orgasmos tântricos” são muitas vezes referidos como experiências transcendentais.


Orgasmos tântricos são experiências altamente sensoriais 

Como começar a praticar sexo tântrico?

A prática tântrica pode ser realizada por qualquer pessoa que se proponha a tentar alcançar o prazer supremo e prolongado. 

A experiência é uma comunhão física e espiritual com a pessoa parceira para lucidar-se com o quão intenso pode ser o prazer.

Para isto, é necessário um alto nível de concentração que propicia o desapego de toda censura imposta por si mesmo e também aumenta a sensibilidade ao erotismo.

Antes de mais nada, é preciso reforçar que a prática do sexo tântrico acumula conhecimentos milenares e, caso você queira aprender de maneira mais aprofundada sobre o assunto, pode consultar referências mais robustas.

Por exemplo, uma forma de obter mais informações sobre o sexo tântrico de maneira segura é procurar um centro especializado no tema, workshops, ou até mesmo buscar profissionais como sexólogos especialistas no tema para te orientar de maneira mais individualizada.

1) Dedique tempo à experiência

Os dois devem estar bem dispostos e descansados, pois o sexo tântrico não combina com pressa, preguiça ou cansaço.

Assim, se jogue na vivência no horário em que você e o par estiverem com pique para enfrentar a jornada, fechadinhos no quarto e com os celulares desligados.

Reserve um momento para verdadeiramente estar presente com a pessoa parceira, esforçando-se ao máximo para oferecer momentos agradáveis de intimidade.

Tempo e calma são primordiais para que o sexo tântrico aconteça

2) Prepare o ambiente

Sexo tântrico envolve preparar um local aconchegante, cheiroso e tranquilo para que o casal entre em maior conexão.

Além de roupas de cama limpas e macias (se a prática for acontecer no quarto), pode-se optar por incensos, óleos e velas aromáticas e também uma trilha sonora mais tranquila que estimule a conexão entre você e a pessoa parceira.

O quarto ou a sala precisam ser preparados com carinho e cuidado, livres de poeira, bagunça e desorganização. Se a prática for na sala, ou em qualquer outro cômodo que não tenha uma cama espalhe almofadas ou travesseiros pelo local.

Plantas e flores frescas têm o poder de elevar a vibração energética do lugar, assim como a iluminação deve ser suave.

3) Respiração e olho no olho

Uma das mais importantes técnicas no sexo tântrico, é a conexão com o outro através do olhar, o que é chamado “Tratak”, e a respiração conectada. 

O casal inicia sentando, um de frente para o outro, e permanece assim por alguns minutos olhando nos olhos um do outro e respirando juntos.

Essa simples técnica traz presença e conexão ao casal. Em seguida, eles tocam palma com palma da mão, e iniciam um movimento com os braços, de vai e vem, até esse movimento, conhecido como “flushing” se tornar uma dança.

Assim como na ioga, o tantra começa e se centra em torno da respiração. Tente este método: respire fundo pelo nariz. Na inspiração encha a barriga com ar. Expire também pelo nariz.

Visualize que você está empurrando a respiração pela pélvis, pelos joelhos e pelo chão. Pratique a técnica da respiração do ventre algumas vezes antes de levá-la ao sexo, para que ela se torne mais automática.

O contato visual ajudará vocês a se sentirem mais próximos durante o sexo. Concentrem-se um no outro.

Tradicionalmente, olha-se para o olho esquerdo, mas você pode olhar para ambos se isso for mais confortável para você.

Olho no olho é uma exercício que pode beneficiar muito o casal não somente durante o sexo tântrico

4) Explore-se primeiro

Antes de focar nas reações do outro, comece prestando atenção na sua respiração para ir relaxando aos poucos. 

Em seguida passe as mãos pelos cabelos e vá percorrendo com os dedos o seu rosto, os lábios, as orelhas. Depois parta para o pescoço, os braços, seios, barriga, nádegas, púbis.

Repita os toques no corpo da pessoa parceira. Importante: nesse momento, ninguém deve se preocupar com a exploração dos genitais.

Perceba-se primeiro e certifique-se de estar completamente presente antes de partir para a dedicação ao outro. 

5) Entrem na posição Yab Yum

Também chamada de "abraço tântrico", ela é fundamental para trabalhar as polaridades das energias feminina e masculina, aumentando a conexão do casal através da conexão da respiração. 

Aqui é importante uma ressalva: o tântrico é uma prática possível para relações de todos os gêneros, que não seguem a norma heteronormativa. 

Quando falamos sobre feminino e masculino não estamos, necessariamente, referindo ao gênero, mas sim às energias que existem em todos nós e que são opostas e complementares. 

Para fazer o Yab Yum é bem simples: uma pessoa se senta com as pernas cruzadas (ou "pernas de índio") e a outra se posiciona em seu colo, envolvendo o quadril do outro com suas pernas. 

Os dois precisam passar algum tempo assim, juntos, sendo que o ar expirado por quem está por baixo é inspirado por quem está por cima e vice-versa, formando uma respiração circular. Os batimentos cardíacos também se regulam.

Yab Yum é uma posição clássica de iniciação do sexo tântrico
 

6) Aguçando o olfato

Se você chegou até aqui empolgado com tudo o que leu até agora e pensou em perfumar o quarto e o corpo na hora do sexo, saiba que o tantra te aconselha a fazer exatamente o contrário. Quem deve brilhar é o nosso cheiro natural.

A ideia é fazer com que o olfato seja aguçado pelos feromônios, substâncias que o nosso corpo libera quando há excitação sexual e que têm o objetivo de atrair a pessoa parceira através do odor. 

Depositar um pouco de saliva em cada dobra do corpo, como pernas, braços e virilhas, para que o olfato seja mais aguçado é uma das dicas para aumentar a potência do cheiro natural. 

Os óleos são indicados apenas para as massagens genitais e para essa prática são mais interessantes os de base vegetal como uva, gergelim, bergamota, amêndoa doce, e coco, por exemplo.

Porém, é preciso atenção para caso haja penetração, pois eles prejudicam a performance do látex. Nesse caso, o indicado é só produtos à base d’água. 

7) Vai com (C)alma

No sexo tântrico, o ditado “a pressa é inimiga da perfeição” nunca foi tão real. Tenha em mente que o foco principal é o processo e não a penetração ou o orgasmo.

Inclusive, a penetração deve ser a última coisa a acontecer, caso o casal queira, e deve ser passiva, isso significa que a mulher fica em cima do homem e ele não se mexe, diferente do que acontece no movimento normal. 

É a mulher que vai conduzir o movimento da forma que quiser. Ela pode, por exemplo, ficar paradinha com o pênis dentro da vagina e ela se estimular no clitóris, com o dedo, com o vibrador e ela mesma trazer o movimento 

O mais importante é toda a troca que existe entre os envolvidos com muito estímulo da visão, do paladar, do olfato, da audição e do toque por todas as extremidades do corpo do outro.

É uma experiência que exige muita entrega, de corpo e alma. 

Com calma e alma

8) Esqueça tudo que você aprendeu sobre sexo

Tente não julgar nada ou comparar esse momento com outras experiências que você teve. 

Apenas se concentre no que você está sentindo no momento. Esta é uma maneira de colocar o cérebro em ponto morto e deixar de lado o pensamento. 

Também é uma ótima maneira de garantir que você não perca todo o prazer que acontece por estar preso a idealizações e tabus.

Movimente-se sem julgamentos, se entregando à experiência e respeitando os desejos que surgirem.

9) Atrase o orgasmo ao máximo

Atrasar o orgasmo intensifica a experiência. Permanecer em um estado elevado de excitação também pode ajudar as pessoas a experimentarem orgasmos energéticos ou orgasmos secos (sem ejacular).

Esse atraso significa apenas recuar e atrasá-lo. A técnica se chama afiação e você pode tentar enquanto se masturba para entender melhor. Estimule-se até o ponto do orgasmo, depois pare e comece de novo.

Já falamos sobre isso neste artigo sobre pompoarismo masculino ou para pessoas com pênis.

Assim, quando estiver com a pessoa parceira, vocês podem se revezar para o clímax antes de se render ao final dos fogos de artifício.


Desligue sua mente e conecte-se com o momento e a pessoa parceira

10) Invista nas massagens

Existem várias massagens tântricas que podem ser utilizadas no sexo. Uma das técnicas é a Sensitiva, que estimula o sentido do tato. 

Os dois, simultaneamente ou alternadamente, devem passar as pontas dos dedos devagarinho pelo corpo um do outro. A ideia é percorrer cada zona erógena sem pressa para sentir os pelos, os poros arrepiados, detalhes da anatomia e, principalmente, regiões que costumam ser subestimadas ou esquecidas durante as preliminares. 

Outras massagens típicas do Tantra são a Yoni, direcionada à vulva, e a Lingam, específica para o pênis. Não se tratam de masturbação, pois a meta é despertar pontos adormecidos. Porém, pode acontecer, é claro, de um orgasmo surgir no meio do caminho.

Outros tipos de massagem também são bem vindas e você pode dar e receber feedbacks sobre esses estímulos, como pedir para colocar mais ou menor pressão, ou massagear alguma área específica. 

Sexo Tântrico pode melhorar o relacionamento?

O sexo tântrico é uma prática que pode aproximar o casal, uma vez que um se conecta ao outro por meio de atenção plena no momento de intimidade.

Contudo, sozinho o sexo tântrico pode não ser o suficiente para sanar dificuldades de relacionamento ou eventuais desgastes na relação.

Por isso, se você está precisando de ajuda para aprimorar a vivência com a pessoa amada, talvez a melhor opção seja procurar terapia de casal ou até mesmo terapia sexual.








Aproveite para ler também:

0 comentários