Benefícios e Técnicas de Massagem Relaxante

16:04

Usando-se de movimentos leves, a massagem relaxante é uma excelente alternativa para o tratamento de dores musculares. 

Geralmente causadas por estresse, problemas de postura ou movimentos repetitivos, esses hábitos são prejudiciais, resultando em diferentes doenças. 

Dessa maneira, ela é uma ferramenta que promove o bem-estar, aliviando o desconforto das regiões mais afetadas.

a massagem relaxante é uma técnica que mescla movimentos firmes e suaves sobre o corpo

Os movimentos firmes e suaves empregados na massagem relaxante geram uma sensação de bem-estar e alívio, além de outros benefícios ao organismo humano.

A massagem relaxante gera inúmeros benefícios para o organismo como um todo, tanto ao corpo como à mente. Trata-se de manobras especializadas empregadas no músculo, conferindo ao indivíduo relaxamento e alívio muscular. 

Além de produzir efeitos nos sistemas muscular e nervoso, essa massagem age com eficácia nos sistemas linfático, circulatório e respiratório.

Em outras palavras, a massoterapia relaxante é uma técnica que auxilia no tratamento de dores musculares, contorções, luxações, edemas, distúrbios sexuais e nervosos, fadiga, estresse, entre outros efeitos terapêuticos.

a massagem relaxante traz inúmeros benefícios para o organismo

Além da massagem relaxante tradicional, há outros tipos de massagens que também promovem o relaxamento do corpo e músculos. Cada uma apresenta técnicas de aplicação diferentes. Conheça algumas:

Shiatsu

Baseada na medicina tradicional chinesa e de origem milenar, shiatsu significa pressão dos dedos, mas geralmente também é feita com os cotovelos, palma das mãos e até mesmo com os joelhos. 

A técnica consiste em pressionar os pontos em que há dor ou tensão para melhorar a circulação da energia e do sangue.

Técnica Shiatsu

Reflexologia

É uma massagem que estimula, através da pressão e fricção, determinados pontos do pé e de outras regiões corporais. 

A estimulação dessas terminações nervosas melhora o metabolismo, fortalece a circulação sanguínea, oxigenação do organismo e desobstrui certos pontos corporais. 

O resultado é uma sensação de equilíbrio, relaxamento e bem estar.

Ayurvédica

A massagem ayurvédica é baseada em três princípios: energia vital, circulação sanguínea e respiração, porque tem influência dos exercícios da yoga. 

A massagem é feita por meio de toques profundos e vigorosos e utiliza produtos naturais, como óleos vegetais, que são aplicados na pele em temperatura morna. 

A sessão é iniciada sempre pela coluna, a base de sustentação do corpo. Posteriormente, os movimentos são estendidos a outras partes do corpo: pescoço, ombros, pernas, barriga, peito e rosto.

Massagem Ayurvédica

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é muito usada para fins estéticos, mas ela também traz diversos benefícios para a saúde, além de atuar no relaxamento corporal. 

Através da compressão leve de pontos específicos do corpo, ela elimina o inchaço, diminui a flacidez muscular e promove o relaxamento corporal.

Sueca

Essa técnica desenvolvida na Suécia utiliza cinco movimentos básicos: deslizamento, pressão, amassamento, vibração e percussão. 

Para reduzir o impacto da fricção costumam ser aplicados óleos de massagem ou talco. 

Esse tipo de massagem, que aumenta a circulação sanguínea e alivia o estresse, é indicada para reduzir o enrijecimento muscular, tensões, insônia, ansiedade, depressão, edemas e dores musculares.

Drenagem Linfática

É importante ressaltar que na hora de fazer uma massagem relaxante, ou qualquer outro tipo de massagem, você deve buscar um profissional qualificado, um massoterapeuta. 

Ele terá domínio das técnicas e de suas aplicações para que você tenha uma experiência positiva e sem causar nenhum tipo de lesões ao seu corpo

Aproveite para ler também:

0 comentários