Fratura peniana: como ocorre e como evitar

14:08

Embora o pênis não seja um órgão que tenha ossos, pode sim sofrer uma fratura grave. Essa ocorrência não é tão comum, porém, saber como proceder caso aconteça um problema desta natureza, vai ajudar muitos homens a tomar a precaução correta.

Apesar de ser relativamente rara, até 80% dos casos registrados de fratura ou ruptura peniana ocorrem durante a relação sexual, porém também podem durante a masturbação, queda ou durante o sono. Estudos apontam que um em cada 175 mil homens terão fratura peniana ao longo da vida.

A fratura de pênis é um rasgo na túnica albugínea, que pode ser definida como uma forte camada de tecido conjuntivo composta de fibras colágenas e elastina, que é fundamental para manter a ereção. 

Estudos apontam que um em cada 175 mil homens terão fratura peniana ao longo da vida

Não é algo muito comum nem um problema sobre o qual se ouça falar por aí, mas a fratura do pênis é uma lesão possível e bastante dolorosa. Como muitos dos casos não são reportados, trata-se de uma lesão que muitas vezes passa despercebida.

Pacientes que apresentam fratura peniana relatam escutar um estalo seguido de dor e perda rápida da ereção. Além disso, pode haver coloração azulada/preta e inchaço do membro no local da fratura. 

Porém, é importante ficar atento, principalmente ao estalo emitido com o rompimento da túnica albugínea: em alguns casos, o homem só sente dor no membro tempos depois de ocorrer a lesão.

A fratura do pênis é uma lesão possível e bastante dolorosa

O diagnóstico quase sempre é realizado apenas com a história clínica e exame físico. O ultrassom com Doppler pode complementar e dimensionar a lesão. Em casos atípicos, com diagnóstico duvidoso, outros exames como a Ressonância Magnética podem ser úteis.

O tratamento cirúrgico imediato deve ser sempre realizado. Mesmo nos casos de diagnóstico tardio, até após 48 horas do trauma, a cirurgia continua sendo necessária.

Ou seja, a fratura peniana é um evento bastante traumático para o paciente e sua parceira. Tomando alguns cuidados, principalmente relacionados à posição durante o ato sexual, é possível evitar esse transtorno.

A fratura peniana só pode ser tratada com cirurgia

Na maioria das vezes, certas posições sexuais também vão facilitar que ocorra o escape do pênis da vagina e o órgão sofra a fratura. 

Entre as que mais favorecem esse problema é quando o homem está deitado e a mulher está sobre ele ou a mulher está na posição de quatro apoios, enquanto o homem está atrás dela e produz a movimentação pélvica. 

Na posição em que a mulher está por cima, quando ela faz o movimento, o pênis pode escapar da vagina e o peso da parceira pode provocar a dobra do órgão sexual. E a mesma dobradura do pênis pode ocorrer na posição de quatro apoios, devido a algum escape do pênis.

Na questão das relações homoafetivas, o mecanismo para sexo anal  é semelhante.

Além de buscar mais cuidado ao adotar essas posições, é adequado também que a relação sexual seja realizada sempre com uma boa lubrificação.

A posição "cavalgada" é a principal responsável pelas fraturas penianas durante o ato sexual


Quando o homem sofre esse problema, ele não precisa se sentir envergonhado de buscar ajuda médica. Imediatamente ao fato pode colocar gelo sobre o órgão sexual, e procurar um atendimento de emergência.

O procedimento cirúrgico vai providenciar uma sutura na túnica albugínea e drenagem de todo o sangramento produzido pelo trauma, para restaurar a capacidade de manter ereções e preservar a função urinária. 

A cicatriz fica parecida com a de pacientes que fizeram postectomia (retirada da fimose). 

As relações sexuais só poderão ser retomadas em cerca de 45 dias, devendo sempre respeitar a orientação do seu médico. 

Durante o pós-operatório só pode rolar conchinha

E aí, já aconteceu com você ou com alguém próximo de fraturar o pênis?

conta essa história pra gente nos comentários. 



Aproveite para ler também:

0 comentários