Conheça a Massagem Tailandesa

10:59

A verdadeira massagem tailandesa, conhecida por nomes como nuat phaen thai, nuat phaen boran e nuat thai, foi criada pelo médico indiano Jivaka Kumar Bhacca - até hoje chamado de “pai da medicina” na Tailândia -, ainda na época de Buda. 

A técnica, desde a sua concepção, inclinou-se e evoluiu seguindo o conceito de que o corpo possui linhas de energia em toda a sua extensão, e que trabalhá-las é necessário para harmonizar o físico e o espiritual de uma pessoa.

A ideia acima mencionada está diretamente relacionada aos conceitos da Yoga - como a Índia e a Tailândia são velhas conhecidas, este fato não é surpreendente. 

A filosofia da Yoga acredita que a energia vital, chamada de Prana, é absorvida através daquilo que ingerimos e do ar que absorvemos e que se espalha pelo corpo por meio de linhas de energia.

Ilustração de Massagem Tailandesa

Nuad Thai Bo-Rarn, em tailandês, significa Massagem Ancestral Tailandesa, conhecida popularmente no Ocidente como Massagem Thai, Thai Massagem, ou Thai Yoga Massagem, uma terapia corporal com mais de 2.500 anos e que vem conquistando pessoas no mundo todo.

Com intuito de preservar e resguardar o conhecimento, a tradição e a cultura tradicional tailandesa, em 1999, a Thai Massagem foi promulgada como Patrimônio Nacional Tailandês, pelo falecido Rei da Tailândia, Bhumibhol Adulyadej.

A Massagem Thai é a combinação de três grandes povos ancestrais que fomentaram na cultura tailandesa e influenciaram na formatação dos procedimentos médicos e terapias tradicionais. Foram eles: povos nativos (indígenas), Indianos e Chineses.

Bhumibhol Adulyadej esteve no trono por 70 anos e faleceu em 2016

A massagem tailandesa, teve sua origem na Índia, por volta do final do ano 200 a.C. A mesma foi passada de geração a geração por mestres e discípulos deste tempo. 

Segundo relatos, Jivaka Kumar Bhaccha, era muito próximo de Buda, e segundo a lenda, ele mesmo prestava ao grande mestre três sessões diárias da massagem sagrada.

Muito pouco se sabe, do porquê a referida massagem foi até a Tailândia, pois a história da região é um tanto obscura para os historiadores, ou seja, não foi possível obter muitos dados sobre a região.

Jivaka Kumar Bhaccha, Pai da Medicina Tailandesa

A massagem tradicional é feita em geral no chão, normalmente em um tatame, mas às vezes numa cama de massagem também, dependendo do tamanho do lugar. 

Os massagistas que utilizam essa técnica são fortes e usam o peso do corpo para realizar os movimentos. 

Ou seja, não é só com as mãos, como normalmente acontece em massagens relaxantes, eles usam os braços, cotovelos, joelhos e o próprio peso para realizar as manobras. 

Originalmente a massagem tailandesa não é do tipo relaxante. Ela serve justamente pra liberar os pontos de energia que podem estar obstruídos e causar algum problema, por isso, a massagem tailandesa de verdade pode doer um pouco para algumas pessoas.

Prática de Massagem Tailandesa


A Massagem Tailandesa baseia-se no princípio de que no corpo humano existem 72 mil linhas de energia as quais governam a vida. O desequilíbrio, ou bloqueio energético, numa dessas linhas pode ocasionar adoecimento. 

Portanto, a fim de promover a saúde e o bem-estar das pessoas, esta massagem utiliza diversas manobras que envolvem alongamentos, trações e pressão sobre essas linhas de energia, para sustentar o equilíbrio natural do corpo.

Ao contrário do que muitos pensam, a Massagem Tailandesa é feita sobre a roupa. O uso de qualquer tipo de óleo ou creme é descartado.

Uma vez que são utilizadas diversas manobras que envolvem alongamentos e trações, o contato à seco durante a realização da massagem permite que o terapeuta tenha total segurança e controle sobre os movimentos.

A Massagem Tailandesa é feita sobre a roupa

A massagem tailandesa pode ser feita por pessoas de qualquer idade, porém pessoas com infecções, osteoporose, problemas graves na coluna e doenças não controladas do coração devem consultar o médico antes de iniciar as sessões, para saber se pode ou não fazer, e para que sejam recomendados quaisquer cuidados específicos.

Nestes casos, é importante seguir as indicações médicas pois, mesmo que o massoterapeuta ajuste a intensidade dos movimentos, se a pessoa que tiver algum destes problemas de saúde fizer a massagem tailandesa pode ter piora dos sintomas.

Aproveite para ler também:

0 comentários