8 dicas para ter um relacionamento saudável

11:05

Para a maioria das pessoas, ter um relacionamento feliz e duradouro - seja ele em um casamento ou não - é uma das maiores alegrias e desejos na vida. 

Todo mundo quer manter um bom relacionamento. Mais do que encontrar um parceire e ter uma companhia, desenvolver um relacionamento a dois feliz e saudável é uma busca comum dentre todos os casais.

A grande dificuldade não está em sair com alguém uma porção de vezes, mas em manter um relacionamento com a mesma pessoa por meses, anos, com o mesmo comprometimento do início, sem deixar que a rotina massacrante e o convívio acabe afastando o casal para lados opostos.

Muitas pessoas ainda buscam o conto de fadas sem saber que ele, na verdade, não existe

As canções de amor e os filmes românticos mostram um conceito erróneo do que é uma relação a dois real. 

Dar tudo pela outra pessoa, deixar os próprios objetivos para priorizar o ser amado e, até mesmo, chegar ao ponto de pensar que a nossa vida não tem sentido sem alguém são alguns exemplos do que nos é vendido desde sempre e em todo lugar.

Essas ideias estão bem longe de um relacionamento saudável, já que se baseiam na dependência, no ciúme e na ideia de que o outro nos pertence. 

Por isso, nesse artigo detalhamos as características do amor saudável e explicamos como ter um relacionamento saudável.

"Apaixone-se pela pessoa que sequestrou seu pai e depois te fez prisioneira, isso é amor"

1 – Busque autoconhecimento

Quando a gente se conhece melhor, sabe aquilo que incomoda e o que agrada e consegue identificar na relação o que pode ser melhorado e aperfeiçoado.

O bem estar, a segurança, o amor próprio, conquistado através do autoconhecimento tende a se refletir nas relações. 

As relações se tornam mais harmoniosas, equilibradas, leves, com menos cobranças e exigências.

2 – Respeite o outro

A base para qualquer relacionamento é o respeito. Desta forma, para ter uma relação saudável, é indispensável saber respeitar as diferenças e o espaço de quem se ama. 

Por isso, busque sempre pessoas que compartilham os mesmos valores pessoais que são importantes e inegociáveis pra você. 

Essa ideia de que você pode mudar o outro é uma ilusão, além de extremamente prepotente. 

Se você não sabe lidar com você mesmo como espera que o outro saiba?

3 – Evite comparações

Engana-se quem pensa que a grama do vizinho é sempre mais verde. Quando comparamos nosso relacionamento com outros, fazemos um julgamento totalmente desproporcional. 

Cada relacionamento é diferente do outro, e as pessoas também são diferentes umas das outras. Estranho seria se existisse uma fórmula mágica para resolver os problemas e as diferenças de todos os relacionamentos.

Talvez algo que nos leve a crer nessa ilusão de que os relacionamentos dos outros são melhores são as próprias redes sociais. 

As pessoas gostam de ostentar felicidade, passeios e momentos felizes, mas o que se passa por trás desses registros são situações comuns que todos os casais passam no relacionamento, como brigas, desentendimentos, términos, dificuldade de comunicação, traições.

4 - Responsabilize-se pela sua própria felicidade

Lembre-se desta regra para poupar o seu tempo e o da pessoa: cada um é responsável pela própria felicidade. 

Em um relacionamento, a pessoa parceira pode até tentar fazer você feliz, mas no fim das contas essa função é sua.

Tentar fazer outra pessoa feliz, de novo, é ser bastante prepotente. Pensar que você sabe o que vai fazer uma outra pessoa feliz quando não sabe nem o que faz feliz a si mesmo é um movimento contraditório e que, obviamente, não dá certo.

É aquela famosa frase: você só me acha incrível porque não convive comigo

5 - Comunicação

Embora pareça um quesito óbvio, muitos casais fracassam, justamente, nesse ponto.

Um relacionamento saudável é abundante em conversas sobre os mais variados assuntos. Momentos do dia a dia, amenidades, conquistas, dúvidas e enfrentamentos das diferenças.

Nem todas as conversas serão prazerosas. É natural que o convívio gere atritos e divergências. Pode ser difícil expressar sentimentos, mas apenas quando eles são postos à mesa é que poderão ser resolvidos.

Em vez de atacar o outro, apontando seus erros e defeitos, diga como você se sente em função do que ocorreu. É um modo mais eficiente de mostrar seu ponto de vista e resolver diferenças.

6 - Cultive um círculo de amizades próprio

Não sejam siameses. Lembrem-se que você já tinha uma vida antes de começar a se relacionar com essa pessoas e que ela deve ser mantida e cultivada.

Uma das maiores alegrias da vida é conhecer novas pessoas, ter e manter seus amigos. Eles te darão o suporte necessário para quebrar a rotina da vida a dois e alimentar sua alma com alegria. 

Comunicação assertiva é a chave do sucesso de qualquer relação saudável

7- Conexão

As atribuições do dia a dia, o trabalho, os cuidados com a casa e com os filhos, os estudos, tudo isso pode nos afastar de um contato maior com o cônjuge. Porém, relacionar-se exige esforço.

É importante criar mecanismos para manter o interesse na relação, programar datas regulares para algum tipo de evento a dois, sair para jantar, assistir a um filme, dançar, enfim, promover algo que marque um momento só do casal e que ocorra pelo menos uma vez ao mês.

Por sua parcela de importância no relacionamento, alguns casais chegam, inclusive, a programar o sexo no calendário. Pode parecer um pouco mecânico, mas força o casal a tirar um tempo para a intimidade e para atender as necessidades físicas e emocionais de ambos.

8 - Liberdade e Independência

Os membros do casal são livres e devem sentir-se livres. Possuem liberdade para escolher estar em um relacionamento e tomar suas próprias decisões. 

A dependência da pessoa parceira ou ter que pedir autorização e aprovação para fazer qualquer coisa eliminam a liberdade e nos impede de sermos quem somos.

Devemos conservar o nosso próprio espaço, nossos objetivos, nossos sonhos e nossas opiniões. Somos responsáveis por nós mesmos e donos de nós mesmos. 

Não permita que a rotina engula a sua relação

O que você achou dessas dicas? Fizeram sentido pra você?

Conta pra gente nos comentários e não deixe de aproveitar outras dicas que estão lá no instagram.


Aproveite para ler também:

0 comentários