Dia do Orgasmo (2021): ciência, curiosidades e um presente especial pra você

11:40

De acordo com pesquisas realizadas por psiquiatras do Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP, cerca de um terço das mulheres brasileiras nunca atingiu o orgasmo durante a relação sexual ou mesmo durante a masturbação. 

Em outros países esse índice é ainda mais chocante. Um estudo encomendado por sex shops na Inglaterra detectou que 80% das mulheres nunca atingiram o orgasmo durante as relações. 

Por isso, o Dia do Orgasmo, comemorado em 31 de julho desde 1999, é muito mais que uma data para aquecer as vendas de produtos erótico, é também, e principalmente, um marco de incentivo para debates sobre saúde e prazer sexual feminino.

80% das mulheres nunca alcançou o clímax

De fato, não gozamos o suficiente. Nos EUA, a média do número de transas caiu 15% nos últimos dez anos. No Brasil, mulheres têm uma dificuldade enorme de gozar (e isso não é de hoje): somente 36% tem orgasmos durantes suas relações sexuais e um quarto delas não se masturba.

O teórico social e filósofo alemão Byung Chul-Han explica e conecta em seus livros ‘Sociedade do Cansaço’ e ‘A Agonia do Eros’, que a busca pela produtividade profissional e o caos de uma vida acelerada, são problemas do nosso sistema social que tem como um de seus sintomas transarmos menos.

Uma prova de que Chul-Han não está enganado é que 33% dos brasileiros reduziram a frequência em que fazem sexo no último ano. Claro, além de todo o caos habitual também tivemos a pandemia do coronavírus. 

Instabilidade econômica, preocupação, mudança de humor, depressão e ansiedade elevados e privação de contato social, são algumas das razões pelas quais estamos transando cada dia menos.

Excesso de trabalho pode te fazer gozar menos


Por outro lado há quem esteja passando pela pandemia em ótima companhia, e aproveitando o período de mais tempo disponível e privacidade em casa para fazer mais sexo e experimentar coisas novas, principalmente por terem parceiros fixos.

Neste Dia do Orgasmo, precisamos lembrar que o sexo é uma das partes mais importantes de nossa vida: gozar é uma forma importante de saciar nossos desejos e de obter prazer e autoconhecimento com o nosso corpo.

Por isso, precisamos retirar os tabus sobre o sexo e entender de uma vez por todas que o prazer sexual é uma questão de saúde. O gozo é, certamente, um caminho para o bem-estar e uma boa relação com seu prazer pode se expandir para uma boa relação em outros âmbitos da sua vida. 

Uma pequena parcela da população tem conseguido transar mais durante a pandemia

Sexo é uma fonte de sensações prazerosas e de conexão emocional, mas, além disso, é uma forma de atingir um estado alterado de consciência. 

Neurologistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, mapearam como o estímulo sexual, aplicado de forma ritmada, altera a atividade cerebral e descobriram que, no ápice da euforia, os neurônios ficam focados de uma maneira quase surreal. 

É como entrar em transe, você não consegue prestar atenção em nada além daquela sensação. Toda sua atenção se concentra naquele momento. Como se nada mais importasse no mundo. Literalmente, você só pensa naquilo. 

Em outras palavras, orgasmos são excelentes e deliciosos exercícios mentais que causam sensação de bem-estar nas entranhas do seu cérebro.

o orgasmo é um exercício cerebral que faz você atingir outro estado de consciência

Uma vida sexual ativa pode levar desde o alívio do estresse, redução de problemas com insônia, controle de dores, melhora de humor e até a prevenção de doenças cardíacas.

Pesquisadores da UNICAMP descobriram que mulheres com maior prazer sexual apresentam menores índices de insônia. Os resultados forma alcançados por meio de um questionário feito com 378 mulheres brasileiras com idades entre 40 e 65 anos e residentes em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Diversos estudos publicados no The Journal of Sex Research comprovam que, durante o orgasmo, nosso cérebro libera endorfinas e oxitocinas em quantidades até cinco vezes maiores do que em situações normais. Essas substâncias são hormônios responsáveis pelo controle da dor, muito similares à morfina.

Durante a relação sexual, o fluxo sanguíneo e a frequência cardíaca aumentam significativamente e a principal característica do orgasmo é uma contração seguida de um intenso relaxamento, capaz de aliviar as tensões musculares, relaxando o corpo inteiro.

Bom-humor, qualidade de sono e redução de estresse são alguns dos benefícios do orgasmo

Acho que você já tem motivos suficientes para começar a se preocupar mais com a sua saúde sexual e buscar os benefícios do orgasmo, né?

O Casal Up e a Universo dos Prazeres têm a missão de fazer mais pessoas gozarem e aprenderem sobre sua sexualidade através da quebra de tabus e a educação sexual contínua. 

Por isso, neste dia do orgasmo, vamos ajudar você a chegar lá! Realizaremos uma liveshop no instagram com muito conteúdo sobre como atingir o orgasmo (para homens e mulheres) e descontos de até 40% em produtos que vão te auxiliar a atingir o prazer máximo.

Além disso, vai rolar sorteio de vibrador e você ainda pode participar. Basta seguir a Universo dos Prazeres no instagram clicando aqui e conferir as regras no destaque LIVESHOP do perfil.

A live vai acontecer no sábado, 31, a partir das 10h da manhã e nós esperamos você lá!








Aproveite para ler também:

0 comentários