Mês da visibilidade LGBTQIA+: Quais os cuidados necessários na hora do sexo (PARTE I)

10:09

Junho é o mês anfitrião da visibilidade LGBTQIA+ em referência ao episódio de insurgência dessa minoria no bar Stonewall Inn, nos Estados Unidos, local onde lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e drag queens se encontravam e que era alvo constante de violência policial.

No dia 28 de junho de 1969, após mais uma invasão truculenta, os clientes se rebelaram, motivados e liderados por Marsha P. Johnson, personagem que, até pouquíssimo tempo, foi apagada dessa história.

Stonewall é o ponto alto de uma narrativa que começou a se desenhar décadas antes. Movimentos embrionários em prol da visibilidade e liberdade dos LGBTQIA+ (ainda que não se chamasse assim na época) já existiam desde a década de 20, mas só recentemente nomes como o de Marsha vem recebendo o merecido reconhecimento por suas lutas e contribuições para movimento.

A história de Marsha P. Johnson virou documentário na Netflix

Pensando no nosso público e fatia de mercado resolvemos usar essa data para trazer informação sobre a saúde sexual de pessoas que representam essa luta. 

O sexo entre pessoas com genitais iguais, por exemplo, pode ser um grande tabu até mesmo entre os praticantes. 

A descoberta da sexualidade e identidade de gênero é um caminho tortuoso que por vezes é percorrido de forma solitária e sem muito acesso a informação básica sobre a saúde na hora do sexo. 

Hoje vamos trazer alguma dessa informação baseada em pesquisa médica com profissionais como ginecologistas e coloproctologistas.

Coloproctologista é o especialista que trata doenças do ânus e intestinos

Sexo anal

Apesar de ser possível (e recomendada) a prática entre héterossexuais, sabemos que a maior parcela de pessoas que apreciam um bom sexo anal está entre os casais em que ambos possuem pênis. 

A "chuca", como é conhecida a higienização pré-anal, é feita em grande parte de forma incorreta, o que pode acarretar diversos problemas sérios de saúde.

O tão usado chuveirinho, ou a duchinha, que parecem inofensivos, não são nem de longe a melhor ou sequer uma opção recomendada pelos especialistas. 

Esse tipo de ferramenta para a higiene é extremamente agressiva para a região anorretal pois não permite o controle da quantidade e pressão da água, além de causar micro traumas devido ao material e formato inadequados. 


A preparação para o sexo anal deve ser feita de forma correta

A chuca do jeito certo

A forma correta de higienização indicada por profissionais especialistas em saúde do ânus é o Kit de Enema. 

Enemas são uma antiga forma de hidroterapia utilizada por centenas de anos para a limpeza e irrigação do cólon no tratamento de inúmeras doenças e irritações associadas a um cólon contaminado e intoxicado por agentes externos. 

O Kit de Enema é composto por uma bolsa de pvc, uma mangueira de borracha hospitalar e uma cânula anal feita de material atraumático (ou seja, que não causa danos ou lesões) e esterilizado, podendo ser usado diversas vezes. 

Esse material é facilmente encontrado em qualquer farmácia e pode ser montado e desmontado de forma simples. Permite o controle da quantidade e pressão da água e traz inúmeros benefícios além da higienização para a prática sexual. 

Uma outra opção ainda mais viável é a Ducha Anal Higiênica Pequena, o tamanho pequeno é ideal para manter em sua bolsa, necessaire, mochila e ou viagens, estando sempre disponível para uso imediato.

O Kit Enema é a forma mais segura e saudável de fazer a "chuca"

Regra inegociável: Preservativo

Feita a higienização é hora de partir para a parte boa do rolê. 

Não é possível falar de saúde no sexo anal sem falar em proteção. Essa pode ser uma regra chata de seguir especialmente entre pessoas que já transam juntas há algum tempo. Mas acredite, é melhor seguir a regra de ouro e poder continuar transando de forma saudável que estragar as próximas festas, né?

Para além das doenças sexualmente transmissíveis, a camisinha também ajuda a proteger o canal anorretal já que este não tem nenhuma lubrificação natural e é composto basicamente por dois tubos musculares sobrepostos: o esfíncter interno, espessamento terminal da musculatura circular da parede do intestino grosso, e o esfíncter externo, extensão terminal da musculatura levantadora do ânus.

Outro ponto interessante é que a mucosa do ânus é irritável ao contato com o sêmen e o excesso desse material no canal pode causar infecções graves. 

Sexo com responsabilidade é mais gostoso

Nada de cu seco 

Penetração anal sem lubrificação não é sexo, é tortura! Pré-requisito para que o anal seja prezeroso é usar e abusar dos lubrificantes. Mas calma, não é pra abusar a ponto de usar azeite e óleo de côco, hein?! Não me arrasa! 

Como já falamos no tópico anterior, o ânus não possui nenhuma lubrificação natural, por isso, é necessário fornecer essa ajudinha através de lubrificantes próprios para essa prática. 

Muito além de ajudar no prazer a lubrificação também é aliada da saúde do canal, já que evita fissuras, micro lesões e dor. A dor NÃO É NORMAL durante a penetração anal. Se você sente dor é porque algo está errado e talvez esse algo seja justamente a falta de lubrificação. 

Prefira lubrificantes à base de água e evite produtos à base de petróleo

Nada de cu dormindo

A ideia aqui é que você possa sentir prazer, certo? Pois muito que bem! Então NADA DE ANESTÉSICOS!!!

Ao contrário do que se possa imaginar o uso de anestésicos prejudica, e muito, a prática de sexo anal. Muitas pessoas optam pelo uso de anestésicos por medo da dor, mas pensa aqui comigo, se tu anestesia a região pode até não sentir dor, mas também não vai sentir prazer, certo?

Além disso existe um risco enorme de provocar lesões pela falta de sensibilidade e controle de força e movimentação. 

O ideal neste caso é utilizar um dessensibilizante, produto pensado para diminuir mas não eliminar a sensibilidade da região. 

Desperte seu cu


Agora você já sabe melhor como praticar sexo anal com segurança e prazer. Se perceber que algo está errado durante a prática não hesite em procurar um profissional para te ajudar. 

E lembre-se sempre que o diálogo e respeito entre parceires é fundamental para um bom sexo e para a descoberta de novas formas de prazer. 

No próximo post, seguiremos com a segunda parte desse texto e traremos orientações de saúde para as pessoas que comem com as mãos 😏.




Aproveite para ler também:

2 comentários