Fan Dance e Burlesco: Uma combinação atraente e libertadora

10:09

Excelente aliada do bem-estar e da autoestima, a dança traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental compatível com pessoas de todas as faixas etárias.

Não importa o ritmo, dançar regularmente, assim como qualquer outra atividade física, tem uma lista de vantagens. 

Fortalecimento de músculos, resistência do sistema cardiorrespiratório, melhoria de postura e flexibilidade, desenvolvimento de autoconfiança, estimulação da memória e da coordenação motora e canalização de emoções negativas são alguns dos proveitos da dança. 

Sozinho ou acompanhado, o importante é não ficar parado

O Fan Dance, ou, Dança de Leques, é um tipo de dança executada com leques. 

Nesse tipo de interpretação musical, a pessoa dança manipulando dois ou mais leques grandes que podem ser feitos de materiais diversos como, por exemplo, penas, sedas, veludo, tecidos e lantejoulas. 

Existem diferentes tipos de fan dance, podendo ser ou não uma apresentação de dança erótica, com nudez total ou parcial, sensual, performática, individual ou em grupo. A condição que une esses estilos é apenas uma: os giros de leque.

O leque é a única exigência de uma fan dance

O Burlesco ou arte burlesca, é uma apresentação literária, dramática ou musical que tem a intenção de causar riso através do tratamento crítico, caricato e grotesco de alguns assuntos essencialmente políticos. 

Surgiu na Europa, no século XVI, como paródias de obras tradicionais e burlas (sátira) da literatura e do teatro, o qual deu-se origem ao nome.  

Em 1860, nos Estados Unidos, o burlesco passou a se referir a um formato de show de variedades, normalmente apresentados em clubes, cabarés e teatro, mostrando, principalmente, comédia erótica e striptease.

Burlesco significa exagero, e por isso, os números eram muito sensuais ao passo que também tiravam sarro da sensualidade. Apesar disso, as dançarinas nunca ficavam completamente nuas, um tapa-sexo ou calcinha fio dental e também os pasties (adereço que cobre os mamilos) eram obrigatórios devido a censura do século XIX.

Hoje em dia os pasties são usados como enfeites para compor as fantasias burlescas

Os grandes leques de plumas são um elemento presente com frequência nas danças burlescas, logo, podemos entender que se trata de uma fan dance. 

Essa combinação traz poder e liberdade, já que, trazendo à tona o ato político de se despir da dança burlesca é possível que a performance seja teatral e caricata, permitindo que cada pessoa use sua sensualidade da forma que mais se sentir confortável, seja mais ousada, tímida, ou até mesmo cômica.

Leques de plumas usados na dança burlesca

Muitas mulheres, de todas as idades e tipos físicos, têm usado a dança burlesca como ferramenta de auto aceitação e empoderamento.

Um dos atributos significativos do burlesco é a concepção de um personagem, um alter ego. Logo, muitas mulheres tímidas ou com dificuldade de se permitirem, encontram um caminho de libertação na prática de dança burlesca, já que, vivem e se entregam a suas personagens. 

Teatralização permite que a mulher expresse sua sensualidade da melhor maneira que desejar

Quem sabe esse também seja um excelente caminho para você trabalhar o desenvolvimento da sua sensualidade, sexualidade e auto amor?

Deixa nos comentários se você já conhecia essas modalidades de dança e o que achou da ideia. 


Aproveite para ler também:

0 comentários