Dor durante ou após o sexo? Entenda o que é a dispareunia e como tratar essa disfunção sexual

12:46

A dispareunia é o nome científico que qualifica qualquer tipo de dor que ocorra durante ou após a relação sexual. Ela pode acontecer em ambos os sexos mas é mais comum entre as mulheres.

As causas dessa disfunção são inúmeras, podendo estar diretamente ligadas a alguma patologia, distúrbios hormonais, inflamações, condição física e mental e até mesmo tabus sexuais. 

Alguns exemplos são: vaginismo, endometriose, cistite, miomas uterinos, doença inflamatória pélvica, ausência de lubrificação natural, tratamentos oncológicos, lesões causadas por parto, cirurgias ou acidentes, problemas dermatológicos que afetem o equilíbrio da flora vaginal, falta de libido, estresse e depressão, traumas por abuso sexual, sentimento de vergonha, culpa ou medo relacionado ao sexo, problemas entre parceiros. 

A frustração e falta de diálogo entre parceiro podem piorar a situação

Muitas mulheres ainda acreditam que dor durante o sexo é algo normal, por isso, por vergonha ou constrangimento, acabam não buscando ajuda médica. 

A vagina é um órgão elástico naturalmente adaptado para a prática sexual tal qual para o parto. Por isso, dores no canal vaginal, uretra, bexiga, pelve, que ocorram durante ou após o sexo são sinais de alerta que precisam serem tratados com um profissional adequado. 

Uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), revelou que 21% das mulheres sexualmente ativas sentem dor ou desconforto durante o ato sexual. 

Se você faz parte dessa estatística procure um ginecologista o quanto antes para iniciarem juntos uma investigação que identifique o tipo de dispareunia e o tratamento mais adequado para o seu caso. 

O primeiro passo para o tratamento é a busca por um profissional ginecológico

Já entendemos que passar por um profissional ginecológico é o ponto um para a busca de uma qualidade de vida sexual melhor e livre de dores e desconfortos. 

Além disso, existem produtos específicos no mercado de saúde sexual que foram desenvolvidos com a ajuda de especialistas para o auxílio da superação desse tipo de disfunção. 

Os mais conhecidos e indicados são os dilatadores vaginais, que podem ser encontrados em kits de até 8 tamanhos. 

Trata-se de um conjunto de penetradores cônicos usados para dilatar lentamente as paredes vaginais, aumentando a flexibilidade do tecido e proporcionando maior conforto e adaptabilidade da região vaginal. 

Os dilatadores possuem tamanhos variados e são encontrados lisos ou com ranhuras

O foco central do uso dos dilatadores é possibilitar que a paciente em tratamento consiga controlar o assoalho pélvico com segurança e conforto. 

Os penetradores possuem tamanho crescente e design pensando especialmente no alongamento da região íntima. 

São feitos em material atóxico, totalmente seguro para a saúde e possuem capacidade térmica que garante relaxamento da musculatura, facilitando o avanço do método terapêutico. 

Modelo de 8 tamanhos com ranhuras

Na Universo dos Prazeres você encontra muitas opções de kits dilatadores, com 6 ou 8 tamanhos, liso ou com ranhuras. 

Todos os kits acompanham material didático que auxiliam no entendimento dos benefícios do produto bem como na sua utilização e um tira-dúvidas com as perguntas mais frequentes. 

Dúvidas, muitas dúvidas

Algumas Dúvidas Frequentes: 

  • O dilatador pode ser usado por mulheres virgens?
Sim, o hímen é elástico e possui orifício que garante a passagem do dilatador.

  • Preciso estar excitada para usar o dilatador?
Não necessariamente, o mais importante é que a mulher esteja em um ambiente e posição confortáveis para facilitar o relaxamento da musculatura e a introdução do dilatador. Também é indicado o uso de lubrificantes a base de água, caso sinta necessidade. 

  • Posso perder o dilatador dentro de mim?
Impossível. O fundo da vagina é protegido pelo colo uterino. Além disso os dilatadores da Universo dos Prazeres possuem uma base que garante segurança e uma pega intuitiva e confortável.

Podemos te ajudar

Mesmo tendo entendido o que é a dispareunia, suas causas e como iniciar o tratamento, pode ser que ainda tenha alguma insegurança pairando por aí. 

A gente entende que nem sempre é fácil falar sobre assuntos que envolvam a sexualidade, ou ainda, nem sempre temos com quem discutir esses assuntos de forma acolhedora. 

Se este for o seu caso, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui e converse diretamente com quem mais entende sobre o assunto. 

Responderemos com o maior carinho e atenção e o sigilo é garantido. 

Aproveite para interagir com a gente no instagram também! 





Aproveite para ler também:

0 comentários