COVID-19 e a saúde de pessoas que menstruam

10:06

O período da pandemia da Covid-19 trouxe mudanças inesperadas para a vida cotidiana de todos os Brasileiros. 

Mas uma coisa não parou durante a pandemia: o ciclo menstrual de quem menstrua. 
Desde o início de 2020 todos enfrentam o caos causado pelo vírus e tentam se adaptar da melhor forma possível às mudanças e atividades que foram comprometidas. 

Mas como essas mudanças têm afetado mulheres e pessoas que menstruam?

O mundo pode desabar mas a bonitinha sempre vem

Um estudo realizado por pesquisadores da UFLA (Universidade Federal de Lavras) apontou novos sintomas relacionados à saúde mental e alteração do ciclo menstrual de mulheres  e pessoas que menstruam durante a pandemia.

Participaram da pesquisa 948 mulheres de todas as regiões do Brasil em fase reprodutiva e que tinham ciclo regular antes da pandemia.

Mulheres de todo o Brasil responderam a pesquisa

Como resultado, 77% das mulheres que participaram do estudo relataram alteração no ciclo menstrual.

As alterações são várias: ausência de menstruação por 2 meses ou mais, alteração no tempo de duração do ciclo menstrual, do número de dias de menstruação, mudança na intensidade do fluxo, na coloração e odor do sangue, ocorrência de escapes fora do esperado. 

As entrevistadas também relataram alterações nos sintomas do período de tensão pré-menstrual (TPM), como cólicas, ansiedade, inquietação e estresse, e na libido, que, para a maioria delas, diminuiu.

Alterações no ciclo representam mudanças hormonais que impactam diretamente no bem-estar

Sobre a saúde mental, 97%  das participantes relataram alterações que foram mais presentes em mulheres mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos. 

Entre as entrevistadas que descreveram o aparecimento de 4 a 7 sintomas na saúde mental, cerca de 90% também apontaram alterações do ciclo menstrual, o que é indicativo da relação entre esses dois fatores. 

Os dados sugerem possível efeito negativo sobre a função reprodutiva das mulheres, o que pode interferir na fertilidade, mesmo que em caráter momentâneo.

Os resultados deste estudo vão servir de base para novas investigações, além de serem úteis para subsidiar ações e políticas voltadas à saúde das mulheres e pessoas que menstruam.

Ainda não há dados comprobatórios sobre os efeitos negativos na reprodução, procure um especialista para analisar o seu caso em particular.

Esse tipo de alteração no ciclo menstrual, entretanto, não é exclusividade do Coronavírus. 

O ciclo menstrual, por se tratar de uma ação hormonal do corpo de quem menstrua, pode sofrer alterações em quadros de estresse, ansiedade e infecções no geral. 

Em outras situações é comum que a alteração seja temporária, voltando ao ciclo normal com o tempo. 

No caso da COVID-19 ainda é cedo para dizer se essa retomada à normalidade será equivalente ao que foi observado nas demais situações.

Se você está passando por este problema procure seu ginecologista para uma consulta





Aproveite para ler também:

2 comentários

  1. De suma importância esse artigo,acredito que outras mulheres assim como eu percebeu essa mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É muito importante alertar para qualquer mudança procurar um profissional para investigar. ficamos muito felizes que você tenha gostado <3

      Excluir