Pergunta do Leitor: Sexo Oral e Doenças?

20:00

A pergunta de hoje veio toda preocupada do nosso Facebook, onde a seguidora do Casal JM quer tirar uma duvida que com certeza deve preocupar muita gente: "Olá, estou utilizando um aplicativo de relacionamentos e gostaria de saber o que utilizar durante o sexo oral para me proteger.". Simples e direta, a pergunta pode tirar o sono de muita gente, e deveria mesmo porque um sexo oral sem proteção pode ocasionar varias complicações, mas calma que vamos falar como ter um ótimo sexo oral sem riscos!


Apesar do risco de adquirir alguma doença ou infecção ser menor que no sexo vaginal e anal, é importante saber que doenças podem ser transmitidas sim pelo sexo oral e o mais importante é: saber quais são essas doenças e principalmente como evita-las.

A lista das doenças (ISTs) que podem ser pegas pelo sexo oral são: HPV, Clamídia, Herpes, Gonorreia, Sífilis, Hepatites e o HIV. Apesar de não ser tão comum o contágio do HIV pelo sexo oral, é importante saber que devido a condição de baixa imunidade que o vírus ocasiona o corpo fica mais suscetível as outras infecções.

Outras observações importantes são que:

  • Mesmo sem contato com o esperma e secreções, algumas doenças são transmitidas apenas com o contato da pele;
  • Quem recebe o sexo oral corre menos riscos de contrair alguma IST, mas ainda sim corre riscos;
E como fazer para prevenir isso tudo? Simples: USE CAMISINHA.
 
 
Sim, segundo o Ministério da Saúde o melhor e mais efetivo método de prevenção é o uso do preservativo até mesmo durante as relações orais. Pode até parecer estranho, mas o peso aqui é a escolha entre contrair uma IST ou cuidar da sua saúde.

Para parceiros fixos, visitas periódicas ao médico podem atestar a saúde intima e levar a um sexo oral sem preocupação. Já para quem está curtindo os aplicativos da vida, o ideal é adotar o uso constante de preservativo ou desistir do sexo oral. Pense no que é melhor para você e para sua saúde.

Aproveite para ler também:

0 comentários