Empreender Como Opção

20:00

Foi o tempo em que empreender era apenas uma necessidade para sustentar a família. Hoje, empreender tornou-se uma oportunidade de carreira principalmente para os jovens que começaram a entrar no mercado de trabalho e a questionar os valores empresariais até então tradicionais. E qual a alternativa então? Simples, a solução é virar patrão.

E acredite que isso é mais que necessário pois, vários estudos apontam que, mais de 60% das profissões que conhecemos hoje deixarão de existir em um espaço de tempo muito curto. Devido a transformações extremamente intensas e principalmente disruptivas, que funcionam como uma ferramenta rompendo os padrões existentes que até então são considerados como padrões consolidados da nossa sociedade.


Até algum tempo atrás, estudar era o caminho para uma boa profissão, ou até mesmo para um cargo publico. Mas varias startups com um conceito simples acabaram ganhando o mundo (Uber, Airbnb, etc), por isso vale frisar que varias faculdades incluíram o empreendedorismo como matéria em suas grades, pensando nisso como um método de sobrevivência tanto para futuros negócios e seus gestores.

Mas calma, nada de jogar tudo pro alto e virar empreendedor. Empreender necessita planejamento, inclusive, esse é o maior obstáculo que os gestores encontram. Apenas a vontade de empreender não é o bastante, é preciso planejar e muito! Conhecer o mercado, os potenciais clientes do seu produto, qual a linguagem do seu produto ou serviço quando ele se comunica com os clientes, seus concorrentes e principalmente quanto vai custar para montar o negócio.
 
 
Outro fator muito importante são os impostos a serem pagos pela empresa. Porte, atividade, produtos, localização e principalmente os impostos municipais, estaduais e federais. Tudo isso combinado com a folha de pagamento e até mesmo a projeção de faturamento da empresa farão toda a diferença em um planejamento efetivo.

Por isso, antes de empreender não deixe de analisar todo o cenário, pois muitas Micro Empresas morrem antes do terceiro ano de existência. Ainda sim, as Micro Empresas representam cerca de 5,5 milhões de empreendimentos no Brasil, sendo responsáveis por 27% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Aproveite para ler também:

0 comentários