Inteligência Emocional

20:00

Até algum tempo atrás, pensava-se que para trabalhar era necessário uma postura extremamente técnica, onde pessoas eram tratadas como maquinas e resultados estavam acima de todo o resto. De lá pra cá o mundo girou e girou e hoje temos a certeza que, uma das características mais importantes de um profissional de sucesso é ter sua inteligência emocional bem desenvolvida. Inclusive, alguns afirmam que nos dias de hoje a inteligência emocional pode ser o fator decisivo nos resultados.


Você pode até não acreditar, mas os fatores emocionais estão extremamente ligados ao desempenho de uma pessoa, seja na sua vida profissional ou pessoal, sabe o porque? Porque quem move os negócios são humanos, regidos por suas emoções positivas ou negativas. E não para por ai, essas pessoas interagem com outras pessoas, seja em uma equipe, um cliente ou com fornecedores.

E é por este motivo que conhecer suas emoções e o comportamento delas é essencial para administrar as mais diversas situações e reações em momentos desfavoráveis, negativos e até mesmo os imprevistos que acontecem durante o dia a dia corporativo.

E quando não contamos com essa inteligência emocional temos a tendência a entrar em desespero, ficar totalmente desorientado e sem rumo, levando a uma decisão ruim e impulsiva. Inclusive, isso pode até impedir o crescimento profissional. Claro que os conhecimentos técnicos são essenciais, mas sem um bom controle emocional esse profissional poderá não ser considerado apto para certas situações.
 
 E como você consegue adquirir essa inteligência emocional? Simples, através do autoconhecimento! O processo de autoconhecimento ajuda a entender melhor seus aspectos fortes e os que necessitam uma melhoria. Admitir que você necessita de melhorias é um sinal de maturidade, algo que é muito importante no ambiente profissional.


Com seus aspectos fortes e seus pontos de melhoria mapeados fica mais fácil administrar suas emoções, eliminando as reações negativas e colocando você como o protagonista da sua própria história! Por isso, como um exercício diário,  lembre-se de deixar tudo bem consigo mesmo, o seu passado bem resolvido, o seu presente feliz e seu futuro otimista.

Aproveite para ler também:

0 comentários