Criando Hábitos Empresariais Saudáveis

19:59

O mundo está em constante evolução, e nem sempre conseguimos acompanhar todas essas mudanças. Muitas vezes, criamos certos hábitos que são totalmente nocivos não só para nós mas também para todos que nos cercam. E o pior de tudo é que a culpa não é totalmente nossa, já que esses hábitos nocivos são enraizados na nossa formação como "ser" e, a algum tempo atrás já foram considerados positivos mas hoje, no nosso mundo 4.0 totalmente conectado, eles são considerados conceitos totalmente ultrapassados.

É importante que você, entenda antes de tudo que nosso sistema de trabalho não é mais um modelo linear, hierárquico parecendo algo que beira os títulos e patentes militares, é necessário migrar nossa forma de pensar para um modelo 4.0 de organização. O que eu quero dizer é que o importante aqui é o comportamento das pessoas: podemos sim ter um Líder, desde que este não seja um general "vomitando" ordens sem se preocupar com sua equipe e a satisfação deles.

Outro fato curioso é que nessa nova ordem não linear, não "militarizada", as pessoas estão despreocupadas em encontrar um emprego definitivo, para elas não é importante encontrar um trabalho definitivo, mas sim encontrar um trabalho que faça sentido, algo que vai te dar alegria em levantar toda manhã.

Resumindo em uma frase: "O mundo está mudando", simples assim! Aqui, o que conta é o propósito, saber que seu trabalho está ajudando você a chegar aonde quer. Algumas empresas já perceberam isso, e criaram ambientes com transparência, que trazem melhores resultados da equipe. Eu sei que não parece facil mudar nosso modo de pensar, mas listamos algumas atitudes para você começar a ter uma vida mais plena e satisfatória, seja você um Consultor A Sós ou não!

#1: Pontualidade

Tenha pontualidade, um atendimento marcado as 10h deve começar as 10h. Claro que atrasos acontecem por causa dos nossos clientes também, mas você deve ser o exemplo. Em empresas isso é ainda pior, pois tem alguns "chefes" que chegam totalmente atrasados nas reuniões, tornando tudo totalmente improdutivo. Seja você o agente da mudança que você quer!

#2: Foco

Imagine a reunião ou o atendimento do exemplo acima, que já começou atrasada(o). Se não existir foco nele, ele vai se tornar algo absurdamente improdutivo, perdendo o foco, faltando clareza e levando a uma solução irreal gerando uma experiência totalmente negativa para todos os envolvidos.


Mas isso nem sempre é fácil, pois algumas pessoas têm dificuldade em tomar decisões, acabam gastando energia em algo totalmente desnecessário, ou mesmo tentando controlar tudo e não controlando nada.


#3: Flexibilidade nos horários

Essa é para quem trabalha tanto pela internet quanto em alguma empresa. Dependendo da sua função, você não precisa cumprir o mesmo horário de trabalho como todos os funcionários, lembre-se que disciplina é diferente de rigidez.

Se uma função permite trabalhar de casa, porque não? O fato aqui é que o sistema "militar" preza muito mais pelo cumprimento do horário de trabalho do que pelo resultado do trabalho. Precisamos focar no objetivo, imagine por exemplo uma consultora que trabalha totalmente pela internet, se ela seguisse um horário comercial fixo de trabalho, ela teria que fazer as suas postagens entre 8h e 18h por exemplo. Mas, e se o melhor horário de postagem for 21h? Ela vai perder isso ou deveria flexibilizar seu horário?

Outro exemplo curioso é que existem pessoas que preferem trabalhar no período noturno, pois elas são mais criativas e enérgicas neste período. A flexibilidade de horário permite que essas pessoas usem sua capacidade total!

#4: Metas

Não definir bem as metas, sejam elas pessoais ou empresariais é um habito comum que só gera confusão e atrasos. Uma meta vaga ou muito complexa não ajuda em nada, e pode atrapalhar toda nossa vida pessoal e profissional! Melhorar o que? De quanto para quanto? Toda essa falta de definição gera muita improdutividade e na maioria das vezes o tão temido retrabalho!


Por isso é muito importante definir claramente não só as metas, mas também as responsabilidades  de cada um dos envolvidos no processo. Por isso é importante não só definir a meta, mas também a parte que compete a cada um dos envolvidos.

#5: Errar sem medo

Inovação é o que move o mundo, porém para inovar é necessário tentar coisas novas e as vezes cometemos erros pelo caminho. Por isso é importante não ter medo de errar, precisamos aprender a tolerar nossos erros e também dos outros, enxerga-lo como um caminho para a inovação, pois o mundo da inovação é feito de incertezas, afinal ninguém ainda navegou por lá!
Vale lembrar que temos que abolir a cultura do prazo curto, aquela cultura do "pra ontem", pois isso gera ansiedade e acaba induzindo ao erro.

#6: Pense diferente

Se você quer ser o agente da mudança ou o "diferentão", é preciso repensar como você age com as mudanças. é preciso experimentar, criar microprojetos para testar algo novo e receber o feedback antes de investir tempo e dinheiro em algo maior.

#7: Não dividir

Esse é um defeito comum no sistema "militar", uma vez que o chefe "general" normalmente não gostam de delegar. E o problema aqui é que, se você não delega a equipe não progride e quem perde é o negócio como um todo! Uma liderança perfeccionista, centralizadora vai prejudicar não só ele, mas toda a equipe.


#8: Não Acompanhar

Agora se as tarefas forem divididas, é muito importante acompanhar a execução destas. O não acompanhamento pode ser nocivo e, até mesmo, fatal para o negócio. Delegar uma tarefa é 5% do sucesso, acompanhar essa tarefa e verificar se ela foi cumprida é 95% do sucesso!

#9: Não Conversar

Tomar uma decisão importante e comunicar o resultado a equipe é algo totalmente ultrapassado no sistema 4.0. E quando essa decisão chega na equipe parecendo uma ordem, onde nenhum deles contribuiu para aquilo, pode ser a morte da produtividade.

Claro que algumas decisões podem ser tomadas mais rápidas somente com o alto escalão da empresa, mas é importante pensar que todos os envolvidos tem interesse nisso e, principalmente, que varias cabeças pensam melhor que uma.

#10: Falta de transparência

Semelhante ao #9, quando uma decisão do alto escalão chega aos ouvidos dos outros apenas como uma ordem, ela perde seu contexto. É importante saber a razão e importância daquilo, pois realizar algo sem um porque é desmotivador. Quando a transparência é empregada, a tarefa pode ser a pior que existe mas, se a equipe sabe o porque aquilo é necessário, ela vai executa-la.

#11: Politicagem

Esse é um dos grandes vilões do sistema "militar". Muitas vezes o sistema é engessado, permitindo pouco espaço para alguém de talento se desenvolver, gerando disputa e politicagem algo totalmente nocivo para o negócio.


Quando a premiação é feita por méritos, acabamos colocando pessoas competentes a frente, que não são vistas como ameaças pelos outros, sem nenhuma politicagem ou jogo de poder.

E ai, você já tem algum hábito do Mundo 4.0 ou segue algum dos listados aqui? Conta pra gente!

Aproveite para ler também:

2 comentários