7 Conselhos Para Casais que Perderam a Paixão

20:00

As vezes os relacionamentos caem na rotina, o casal não se vê mais com aquela paixão e ardor do começo do relacionamento, parecem dois amigos dividindo o mesmo teto ou, em casos mais extremos, dois estranhos que já nem lembram mais porque estão juntos. Mas calma que da pra recuperar aquela chama da paixão de antes! Já aviso que não é facil, e vai demandar tempo e esforço mas, se você e seu parceiro(a) aceitarem o desafio, vocês podem se apaixonar de novo. Então se ajeita na cadeira, chama o mozão pra ler com você e vem conferir nossa lista de conselhos pra reacender aquele fogo da paixão!

Calma que ainda dá pra arrumar, basta querer!
1. Aceite que antes de tudo vocês terão que se esforçar em se apaixonar “de novo”.

A perda da paixão não aconteceu da noite para o dia. Apaixonar-se de novo vai demandar algum tempo. Para isso, reduza as expectativas e se pergunte: o que preciso fazer para “gostar” do meu parceiro ou parceira novamente?

Perguntem-se: "Precisamos perdoar coisas que nos machucaram no passado antes de poder ‘gostar’ um do outro novamente?" Se sim, nesse caso, comecem o processo de perdão”. Recordar os passos que você deu para perdoar no passado pode ajudá-lo a retomar aquele caminho outra vez.

2. Acabe com os padrões de comunicação destrutivos.

Se você e seu cônjuge são frequentemente infelizes, pode ser porque estejam presos em um padrão de reação negativo, possivelmente no padrão “perseguidor-distanciador”.

Nesse padrão, o “perseguidor” no relacionamento reclama cada vez mais da falta de conexão no casamento. Como resultado, o “distanciador” evita o envolvimento, se afastando ou ficando na defensiva.

A chance de conexão real é quase impossível neste ciclo vicioso, normalmente, quanto mais calado um parceiro(a), mais o outro fala e vice-versa. Se há uma chance para o casal se aproximar de novo, o perseguidor tem de focar em enviar a mensagem de uma maneira mais suave, e o distanciador precisa começar a se envolver mais emocionalmente no relacionamento.

Uma mudança no modo de comunicação pode ajudar.
3. Pergunte a si mesmo: quais qualidades me levaram a me apaixonar por esta pessoa?

Você pode ser capaz de recuperar aquela chama ao relembrar as qualidades que, inicialmente, o atraíram para seu parceiro(a). Essa questão é a mais importante para casais que querem permanecer casados. Por isso pensem sobre isso, então encontrem uma razão para experimentar novamente sentimentos felizes da paquera, por exemplo, saindo semanalmente para um encontro divertido.

4. Descubra alguns interesses em comum.

Não há nada de errado em crescer como pessoa e desenvolver interesses distintos. Torna-se um problema, no entanto, quando vocês começam a viver vidas paralelas. Compartilhe alguns de seus novos interesses com seu parceiro(a) ou descubra novos hobbies em comum!

Façam um plano para passar um tempo envolvidos em atividades que ambos desfrutem, você e seu cônjuge podem ter se distanciado, mas podem voltar a se aproximar. Você pode acabar se lembrando do que costumava amar em seu parceiro(a).

5. Tire o sexo do banho-maria.

Se você estiver desinteressado em seu casamento, é provável que o sexo não tenha estado no topo de sua lista de prioridades. Para recuperar essa centelha, faça um esforço intencional para se aproximar e tocar seu parceiro ou parceira. Considere o sexo e o contato íntimo como uma maneira de construir o amor.

Não se force a fazer, tenha prazer!
Pode parecer difícil, mas se comprometer a manter a proximidade física acesa é realmente importante, o toque libera oxitocina, que ajuda a nos sentirmos ligados e relaxados. Muitos casais evitam o sexo e o carinho físico quando não estão mais apaixonados, mas trabalhar para reconstruir o contato sexual e gestos de carinho é uma peça-chave para reconstruir o amor e a intimidade novamente.

6. Faça algo doce por seu parceiro(a).

O amor tem a ver com pequenas coisas. Para nos lembrarmos disso, pense em pequenos gestos que significaram muito para seu parceiro(a) ao longo dos anos e, depois, os retome.

Elabore, por exemplo, uma lista de coisas feitas quando tudo ia bem — gestos apreciados e que aproximaram vocês — e, depois, se esforce para fazer aquelas coisa novamente. Essas ações positivas têm um significado para seu cônjuge e devem ajudar a aproximar vocês.

7. Não culpe seu parceiro(a) pela distância.

Quando vocês têm estado infelizes há anos, é difícil não se sentir um pouco ressentido em relação ao seu cônjuge por não ter visto os sinais. Você pode pensar: “Por que meu parceiro(a) levou tanto tempo para perceber que nosso casamento está com problemas?”. Mas não se deixe levar por esses pensamentos!

Trabalhem juntos sem apontar culpados!
Não culpe seu parceiro(a) por não ter lido sua mente, casais que querem permanecer casados precisam aprender a dizer ao outro o que querem, direta e respeitosamente. Quando os cônjuges se sentem seguros em se sentir vulneráveis entre si, provavelmente se apaixonarão repetidas vezes.

Aproveite para ler também:

0 comentários