Pergunta do Leitor: Como me Proteger Durante o Sexo?

20:00

A pergunta de hoje parece simples, mas vem gerando muitas duvidas na cabeça dos nossos seguidores do Instagram: "Como me prevenir de doenças sexualmente transmissíveis?" ou ainda "Qual o melhor método para evitar uma gravidez indesejada?". Pode parecer algo básico para alguns, mas a quantidade de mensagens com esse tipo de duvida acabou gerando uma obrigação nossa de escrever aqui no blog sobre isso, então se ajeita ai na cadeira e vem com a gente aprender um pouco sobre um delicioso sexo seguro!

Muito mais simples do que uma armadura medieval!
A resposta simples é: Utilizando um método contraceptivo. Mas o que isso significa?

Antes de tudo, vamos entender o que é um método contraceptivo (ou método anticoncepcional): é toda ação cujo objetivo final é impedir ou, pelo menos, reduzir substancialmente a chance de se contrair uma doença sexualmente transmissível e/ou de uma mulher engravidar após uma relação sexual.

Certo, e qual é o melhor método contraceptivo?

Não existe uma resposta correta para a pergunta acima, todos os métodos contraceptivos têm suas vantagens e desvantagens mas, se você me pedir pra indicar somente um, a resposta é muito simples:

USE A CAMISINHA!

Sim, a camisinha é um dos métodos mais baratos, práticos e eficazes que existem, pode ser adquirida DE GRAÇA em qualquer posto de saúde do Brasil. Também é encontrada em qualquer mercado ou farmácia, o que ajuda ainda mais na sua popularidade.

Ela é uma forma simples e barata de se proteger contra gravidez não programada e DSTs, capturando o esperma quando ele é liberado e impedindo que ele entre na vagina. A ponta tem um reservatório que recolhe o sêmen e evita que ele entre na vagina quando o homem ejacula. Junto com os preservativos femininos, eles são a única forma de contracepção que protege você tanto contra DSTs como contra gravidez. O mais importante é você usar preservativo toda vez que fizer sexo.

COMO FUNCIONA?

Muito simples, basta desenrolá-lo no pênis ereto, logo antes do sexo e pronto!
É fácil usar preservativo: basta desenrolá-lo no pênis ereto, logo antes do sexo e pronto! E, depois de tudo acabado e de o preservativo ter feito o seu trabalho, puxe-o para fora antes de o pênis perder a ereção. Segure o preservativo na base do pênis logo depois da ejaculação, para garantir que não escorregue e para evitar que vaze esperma ao retirar o pênis. Utilize o preservativo uma única vez e depois o jogue fora.É importante verificar qual o tipo de lubrificante adequado para uso com cada material do preservativo, pois alguns podem ter efeitos adversos sobre o material. Por exemplo, látex e lubrificante à base de óleo não combinam e usá-los juntos pode rasgar o preservativo ou fazê-lo escorregar, só para você saber.

VANTAGENS

👍Pode ser usado na hora que precisar
👍Pode ser facilmente carregado com você
👍Não é afetado por outras medicações
👍Pode ser usado durante amamentação
👍Livre de hormônios
👍É fácil de utilizar
👍É a melhor proteção contra HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

DESVANTAGENS

👎Interrompe o sexo

👎Pode rasgar ou sair durante o sexo se não for corretamente usado

👎Algumas pessoas são alérgicas a preservativos de látex

👎Pode causar irritação ou reações alérgicas (se tiver alergia a látex, você pode tentar usar preservativos de poliuretano)

POR FIM...

Calma que ainda tem mais!
É importante conversar com alguém sobre esse assunto, claro que somos consultores sensuais e estamos aqui para ajudar, mas é importante conversar com um médico sempre, não só para ter relações sexuais seguras, mas também para prevenir doenças. É importante também manter um canal de dialogo aberto sobre sexo com seus pais, lembre-se que eles já passaram por isso e podem te aconselhar da melhor maneira possível. E por fim converse com o seu parceiro, afinal, vocês estão juntos nessa!

Aproveite para ler também:

0 comentários