Os Eunucos Podiam Ter Ereções?

20:00

Pra quem não sabe, os eunucos são homens que eram castrados para servirem de guardiães dos antigos haréns, uma tradição que aparece começou no antigo Império Persa, entre os anos de 550 a 334 a.C.. Mas, será que estes homens poderiam ter ereções? E a resposta é que sim, teoricamente sim eles poderiam ter ereções, mas isso não devia acontecer com muita frequência e nós explicamos o porque.


A castração removia apenas os testículos, pois na grande maioria dos casos em que se retirava toda a genitália os pobres coitados morriam de hemorragia ou infecção. “Além de produzir os espermatozoides, os testículos fabricam a testosterona, o hormônio sexual masculino que regula o apetite sexual, e, portanto, tem papel fundamental na ereção. Mas a castração preservava a glândula suprarrenal, que produz de 2% a 3% do total de testosterona do organismo, o suficiente para uma rara ereção ocasional”, afirma Jorge Hallak, urologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e pesquisador da Clinic Foundation de Cleveland, nos Estados Unidos.

Outro fator determinante era a idade: se castrado antes da puberdade, a ereção tornava-se impossível. Por esse motivo, os castrati – cantores de ópera que faziam papéis femininos e eram imensamente populares na Itália dos séculos XVI a XVIII – ficavam, ao contrário dos eunucos dos haréns, sexualmente incapacitados.


A prática surgiu em função de a Igreja Católica proibir mulheres de se apresentar em público. Esses garotos costumavam ser separados de seus testículos entre 8 e 10 anos de idade. Assim, o pênis não se desenvolvia, nem outras características masculinas como pelos, ossatura mais larga e voz grossa (o crescimento da laringe também depende da testosterona).

Portanto, sim eunucos poderiam ter ereções!

Aproveite para ler também:

0 comentários