O que fazer com os produtos parados?

20:00

Trabalhar com estoque pode ser uma situação bem complicada, principalmente quando estamos começando a expandir nossos negócios. E pensando nisso, reunimos uma série de dicas para você consultor manter seu estoque de produtos em ordem, e ainda aprender a se livrar daqueles produtos encalhados, afinal nosso negócio não pode ficar parado e nem você desmotivado por causa de um produto que não vende!

Não deixe seu produto parado no estoque!
Mantenha o controle do estoque

O controle de saída e entrada de produtos é fundamental, tanto que ele pode definir o sucesso ou o fracasso do seu negócio. É muito importante saber quando um produto entrou no estoque e  a quanto tempo ele está lá. Não manter esse controle pode colocar o seu negócio em uma situação complicada, e ainda gerar perdas!

Ok, para você consultor o estoque pode parecer o "triangulo das bermudas", onde não sabemos quando algo entrou ou porque está lá. Isso gera uma queda livre dos negócios pois, um produto parado muito tempo no estoque acaba deixando você sem capital de giro (ou seja, sem dinheiro!), impedindo a compra de novas mercadorias.

Nesse momento é importante manter a calma, e elaborar um plano estratégico para movimentar estes produtos para obter o retorno do capital investido e capital de giro para efetuar novas compras. E se você quer dicas do que fazer com os produtos que não vendem, a seguir damos um passo a passo bem simples de seguir!

Primeiro: Coloque ordem na casa

Se você não tem nenhum controle, monte uma tabela com as seguintes colunas: Produto, preço de compra, preço de venda, quantidade, data da compra e data de validade

Com essas informações, você vai saber quais produtos devem ser vendidos em prioridade e qual a margem que você pode diminuir no valor do produto.

Organizar o estoque é essencial!
Segundo: Planeje e realize promoções

É importante ter em mente que fazer promoção não significa perder dinheiro ou vender barato, mas sim fazer seu estoque girar. As promoções vão te livrar daquele estoque de produtos parados ou que estejam para vencer, e trazer de volta o dinheiro gasto neles. Além do desconto, você pode oferecer a venda deles em conjunto com outro produto, em um kit de produtos.

Outra dica é aproveitar as datas comemorativas e festas para se livrar dos produtos parados. Carnaval, pascoa, dia do trabalhador (porque não?!), qualquer data deve ser vista como uma oportunidade de venda em potêncial! Lembre-se que é mais importante ter o dinheiro de volta do que manter o produto parado.

Terceiro: E se mesmo assim o produto continuar lá?

E se mesmo assim o produto continuar lá, não se desespere! Você pode ainda oferece-los como brinde em compras futuras. Você pode até pensar que isto não dará lucros para você, mas é melhor oferecer um agrado a um bom cliente do que jogar o produto no lixo não é? Essa atitude chama a atenção do público, e pode gerar um diferencial para o seu negócio e estimular novas vendas.

Com organização e planejamento, suas vendas vão decolar!
E você, tem alguma outra dica para a venda dos produtos parados? Compartilhe-as com a gente ou deixe suas dúvidas nos comentários!

Aproveite para ler também:

0 comentários