10 Beijos Que Marcaram História

13:21


Com certeza o beijo é a demonstração mais pura de amor e afeto. Ele é conhecido por ser um forte símbolo de bondade, e pode ser usado tanto para acalmar como para salvar vidas! E é claro que nesse 13 de abril, conhecido mundialmente como o dia internacional do beijo, para celebrarmos juntos esse gesto, escolhemos os 10 beijos mais famosos, os beijos que marcaram história porque, sejamos sinceros: Com certeza beijar é uma das melhores coisas do mundo, não é?

1. O Beijo, de Gustav Klimt

O Beijo é considerado uma das obras mais famosas do pintor austríaco Gustav Klimt. O quadro, pintado entre 1908 e 1909, representa um casal abraçado e se beijando no rosto e é hoje uma das obras de arte mais reconhecidas e admiradas mundialmente.

2. Dia da Vitória em Times Square

Esta fotografia foi tirada em 14 de agosto de 1945 na celebração da vitória dos Estados Unidos contra o Japão (V-J quer dizer vitória sobre o Japão). Nele, um marinheiro e uma enfermeira foram apanhados pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt se beijando no meio das comemorações. A fotografia foi inicialmente publicada na revista Life e é hoje conhecida em todo o mundo.

3. A Dama e o Vagabundo

Numa das mais famosas cenas da Disney, a cocker spaniel Dama e o vira-lata Vagabundo começam a sugar um fio de espaguete, até que suas bocas se encontram. Quem não se lembra desse beijo tímido entre os dois cachorros preferidos da história do cinema animado?

4. O Beijo, de Rodin

Esta obra de arte de Rodin de 1889 representa Paolo Malatesta e Francesca da Rimini, dois personagens de A Divina Comédia, de Dante. O seu beijo é tão apaixonado que ambos são condenados ao Inferno, após o marido de Francesca matar os dois amantes. Esta obra foi proibida em vários museus da época, por ser demasiado sensual e realista.

5. O Beijo do Hôtel de Ville

Nos anos 50, o fotógrafo francês Robert Doisneau tirou uma fotografia a um casal de jovens que se beijava nas ruas movimentadas de Paris, junto ao Hôtel de Ville. A fotografia ganhou reconhecimento internacional e rapidamente se tornou um símbolo do romantismo em Paris.

6. O Beijo de Judas

Após a última ceia, Judas beija Jesus Cristo como forma de o identificar perante seus inimigos. Até hoje a expressão “beijo de Judas” é usada para indicar traição. Esta obra de Giotto, do século XIV, representa essa cena da Bíblia e é uma das obras mais famosas do Renascimento.

7. Bonequinha de Luxo

Lembra como termina o filme Bonequinha de Luxo, de 1961? Neste clássico do cinema, Holly Golightly (personagem de Audrey Hepburn) sai do táxi correndo, no meio da chuva, onde é abraçada e beijada pelo seu amor. Bem romântico e inesquecível, este beijo marcou a história do cinema.

8. Beijo fraternal

Quando em 1979 o líder soviético Leonid Brezhnev e o presidente da Alemanha Oriental Erich Honecker se encontraram para comemorar os 30 anos da República Democrática da Alemanha, os dois presidentes partilharam um beijo fraternal. Esta forma de cumprimento era comum entre os líderes soviéticos da altura, mas este beijo chocou a Europa ocidental.

9. Beijo da Vida (Kiss of life)

Esta fotografia foi tirada em 1967 por Rocco Morabito. A foto mostra J.D. Thompson, um trabalhador numa linha de alta tensão fazendo respiração boca a boca ao seu colega que tinha acabado de sofrer um choque elétrico. Logo após a foto, Thompson gritou “Está respirando!”. A fotografia ficou eternamente conhecida como Beijo da Vida.

10. Vancouver 2011

Em junho de 2011, as ruas de Vancouver foram invadidas por celebrações violentas após a final da taça Stanley, em que a equipe da cidade perdeu o jogo. O fotógrafo Rich Lam capturou um casal se beijando no chão no meio do caos da cidade. O rapaz afirmou que estava tentando acalmar a sua namorada, que ficou com medo da polícia. É caso para dizer, faça amor, não guerra!

Texto extraído do site "Pensador": Clique Aqui para ver o texto original

Aproveite para ler também:

0 comentários