Pergunta do Leitor: O que é Tantra?

20:00

A pergunta de hoje do nosso Facebook é bem curiosa, e quem pergunta é o leitor OP: "O que é tantra?". A pergunta é rápida e direta, e por isso seremos rápidos e diretos na resposta: Tantra é um dos óleos de massagem da a sós, ponto final! Ok ok, estou brincando! Com certeza nosso leitor quer entender um pouco sobre a doutrina tântrica, então se ajeita ai que vamos explicar um pouco sobre essa doutrina antiga.

Mas que piadinha ruim...
O Tantra é uma disciplina espiritual muito antiga, seu nome vem de tan que significa esticar e tra que significa salvar, mas em uma tradução mais liberal, o Tantra é chamado de prolongamento ou união do corpo e mente. O nome Tantra é utilizado tanto para denominar uma determinada doutrina e também para os textos pertencentes a esta doutrina, chamados de TANTRAS.

Ao contrario do que muita gente pensa, a tradição tântrica é muito mais abrangente do que o erotismo. Basicamente, o Tantra tem duas abordagens gerais: a mão esquerda  e a mão direita do Tantra. E somente a mão esquerda do Tantra está relacionada com erotismo,  além disso a mão esquerda do Tantra representa apenas 5% de toda a doutrina, os outros 95% são representados pelo Yoga, meditações e muitas outras disciplinas. Pra resumir, o Tantra combina corpo e mente, alegria e espiritualidade.

95% doutrina mas aquele 5% erótico!
Mas vamos falar apenas do tantra erótico, enquanto muitas tradições espirituais tentam evitar a sexualidade e até mesmo condená-la como suja ou pecado, o Tantra usa-a como uma ferramenta de evolução. Isto significa que, através do controle da energia, torna-se possível utilizar o ato de fazer amor para a evolução. O prazer de fazer amor torna-se um ponto fixo da consciência e a sexualidade é vista como o combustível para alimentar os níveis mais elevados do praticante.

Tal como na tradição taoista, os Tântricos evitam o curso descendente dos orgasmos explosivos. No caso do homem o orgasmo explosivo significa ejaculação. Em vez disso, esta energia leva a um orgasmo muito mais poderoso a um nível superior. Desta forma não se perde energia e os amantes podem continuar por muito mais tempo, até mesmo por horas. Através deste controle centrado da energia, os níveis mais elevados de consciência são abertos, requerendo grandes quantidades de energia, que gradualmente torna-se uma aventura de abertura e experiência a novos níveis de consciência.

Dentro da doutrina tântrica encontram infinitas possibilidades,
No Tantra clássico é muito importante focar-se no amor e não em sexo. O sexo é importante, mas sem o amor ele não eleva a um nível superior. Fazer amor desta forma fortalece os sentimentos entre os amantes e torna o relacionamento muito mais profundo. A maioria das pessoas entende amor numa forma condicionada, no sentido de “se você fizer o que eu quero, então eu te amo”. Aqui referimo-nos ao amor incondicional.

Resumindo, o Tantra é uma disciplina espiritual que combina o corpo e a mente para alcançar a elevação espiritual, muito mais abrangente que o Tantra erótico que tanto ouvimos falar. Espero que isso desperte a curiosidade de vocês para se aventurarem ao mundo do conhecimento tântrico, e se você tiver mais perguntas e até mesmo conhecimento pra compartilhar, manda pra gente!

Aproveite para ler também:

0 comentários