Como Descobrir Quem é Seu Cliente Em Potencial

20:00

Se você fizer uma busca na internet pelo termo empreendedorismo, vai encontrar um grande número de textos, posts e artigos especializados cujo tema é “Marketing Digital”. Junto com o tema virão expressões como “ROI”, “Adwords”, “Remarketing” e uma série de outras palavras. E nesse oceano de termos e expressões você pode correr o risco de sair correndo e não usufruir de uma nova e excelente ferramenta para um empreendedor como você atrair e fidelizar clientes.
Ad o que?
Primeiro, vamos imaginar um mercadinho do seu bairro. É algo prático, que economiza um bom tempo de compras. Não importa o preço dos produtos ou sua disposição nas prateleiras, somente a praticidade de não ter que ir em um supermercado grande e longe da sua casa. Provavelmente, se não fosse tão perto de da sua casa, você não seria cliente deles. E, mesmo se fosse perto, talvez você não seria um cliente habitual, sem nenhum destes motivos.

Quando comecei a ler esse interminável dicionário de termos relacionados a marketing digital, acabei pensando no tal mercadinho. E se eles conseguissem aparecer nas redes sociais de todos os potenciais clientes dos quarteirões vizinhos? E se esses clientes descobrissem que aquele mercadinho, com a porta estreita, oferece produtos com preços justos e qualidade? Provavelmente eu enfrentaria mais tempo de fila, ou, os donos resolvessem reinvestir o lucro contratando mais um funcionário para o segundo caixa.

O que quero dizer é que, para fazer marketing digital, você precisa entender porque os clientes que vão até sua loja ou comércio, te escolheram. O que você resolve na vida de seus clientes? Porque o mercadinho não me vende só carne, leite e material de limpeza. Ele me vende economia de tempo, menos correria, mais tranquilidade e menos ansiedade no dia a dia. Fatores muito importantes e imensuráveis que me fidelizaram e que poderiam fidelizar mais clientes com a ajuda do marketing digital.

Mas você me pergunta: ok, legal o texto, mas como EU faço isso? Como descubro quem são e onde estão meus potenciais clientes? Simples, fazendo o que eu acabei de fazer: tentando se colocar no lugar deles! Praticando a empatia. E como a proposta aqui é simplificar, nada melhor do que conhecer potenciais clientes, conhecendo os clientes que já frequentam seu negócio.

Conheça seu cliente!
Vou repetir de outra forma, “toda estratégia de marketing começa pelo cliente”. O dono do mercadinho, por exemplo, pode perguntar no caixa mesmo, porque aquele cliente gosta de comprar ali. E depois, perguntaria o que seria bacana melhorar e iniciaria uma conversa além da saudação habitual. Fazendo isso, ele estaria entendendo qual a “persona” do meu negócio.

PERSONA é a definição do cliente típico, unindo todas as principais características em comum dos compradores, você pode descobrir que tem mais de uma “Persona” para seu negócio.

E se a conversa continuar, você pode até entender a “jornada” do seu cliente.

JORNADA é o caminho que levou o cliente a decidir pelo seu negócio ou produto.

Pronto! Com essa conversa rápida, enquanto o cliente passa pelo caixa, ele teria dado o primeiro passo para iniciar meu pequeno negócio no marketing digital. Afinal, marqueteiros nacionais e internacionais, palestrantes aclamados e aguardados com expectativa por um grande número de profissionais da área afirmam que para uma boa estratégia de marketing o mais importante é conhecer seu cliente e o que levou até sua loja!

E isso eu não inventei, eu ouvi num evento lotado de profissionais do marketing e sua extensa lista de expressões enigmáticas desse universo digital.

Rumo ao sucesso!
Comece e esteja disposto a ouvir. Encontre seu jeito de entrar em contato com seus clientes e descobrir o que gostam e não gostam no seu negócio, produto ou serviço. Defina sua ou suas personas e entenda onde encontrar novos clientes com as mesmas características. Esse vai ser o primeiro passo para que sua pequena loja tenha acesso à um universo potencialmente lucrativo para seu negócio.

Aproveite para ler também:

0 comentários