Campanha Pede Proibição de Robôs Para Fins Sexuais

20:00

Contra a reprodução de estereótipos, ativistas lançaram uma campanha pressionando pela proibição ao desenvolvimento de robôs para fins sexuais. Segundo a responsável pela iniciativa, Kathleen Richardson, o uso da tecnologia é "desnecessária e indesejável".


Nos últimos anos, as famosas 'bonecas infláveis' vêm se sofisticando na medida em que empresas do setor buscam adaptá-las com inteligência artificial. O intuito dessas companhias é torná-las cada vez mais semelhantes a seres humanos.

Kathleen, que é professora da Universidade De Montfort, em Leicester, diz que lançou a campanha para aumentar a conscientização sobre o tema, ela também afirma querer persuadir as empresas que desenvolvem robôs sexuais a repensar o uso dessa tecnologia. "Robôs sexuais parecem ser um foco crescente na indústria de robôs e os modelos que se apresentam como mais atraentes ─ como eles vão se parecer, quais papeis eles vão desempenhar ─ são cada vez mais perturbadores", disse ela à BBC.

"Acreditamos que a criação de tais robôs contribuirá para prejudicar as relações entre homens e mulheres"
Kathleen diz acreditar que esses robôs reforçam os estereótipos tradicionais das mulheres bem como a percepção de que o relacionamento entre duas pessoas não pode ir além do sexo, "Acreditamos que a criação de tais robôs contribuirá para prejudicar as relações entre homens e mulheres, adultos e crianças, homens e homens e mulheres e mulheres", afirmou ela.

Leia a reportagem completa no site da BBC.

Aproveite para ler também:

0 comentários