Pergunta do Leitor: Tem Garantia?

20:00

A pergunta de hoje não foi feita por um cliente, mas vários! A pergunta pode ser resumida da seguinte forma: "Quanto tempo de garantia tem o produto?". Apesar de ser vago dizer "produto", hoje vamos falar dos direitos e deveres que você Cliente e você Consultor Sensual tem quando o assunto é garantia e troca de produtos, então se liga que o assunto de hoje é bem sério!

Todo mundo anotando ai!
Digamos que você cliente comprou aquela super cama king size com colchão super macio, e quando você vai estrear a cama, ELA QUEBRA. Provavelmente você chamar a assistência técnica e, se a garantia não cobrir o defeito, você tem todo o direito de procurar o Atendimento ao consumidor do fabricante! E caso o fabricante não resolva e você se sentir lesado, você pode formalizar uma queixa no Procon. Mas e quando o produto é algo mais, intimo?

Com quem reclamar quando aquele brinquedinho adquirido de uma Consultor Sensual ou de uma loja for uma propaganda enganosa ou quebrar? Levando em conta que os produtos podem chegar a até 28 mil reais, de repente não é tão legal assim esquecer eles no armário não é?

Uma observação importante: TODOS os cosméticos eróticos passar pelo inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de chegar nas suas mãos. Porém, eles são avaliados como cosméticos comuns ou como produtos de saúde. A avaliação da Anvisa garante apenas que eles são apropriados para o consumo sem causar riscos ao usuário. Agora se ele cumpre os efeitos prometidos na embalagem, isso a Anvisa não verifica. Mesmo assim é importante que o produto tenha o selo da Anvisa pois isto garante que ele não trará risco algum a saúde do usuário.

Sem avaliação, nada feito!
E mesmo assim, apesar avaliação da Anvisa, ainda existe uma lacuna jurídica que resulta em uma informação escassa nos rótulos. A maioria dos produtos não podem receber descrições fantasia, ou seja um gel que esquenta e esfria, por exemplo, normalmente recebe apenas a descrição "gel para massagem". Assim, as vezes o cliente se queixa do produto, mas o grande erro está na forma que ele foi utilizado! Por isso a Consultor Sensual tem um papel importante, não só na venda mas no modo de utilização correto do produto!

Mesmo assim, um fato importante é que tanto as Lojas quanto as Consultor Sensual estejam de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, ou seja: produtos fora da validade, com defeito de fabricação ou sem informações claras são considerados conflitos na relação de consumo, ou seja, NÃO PODE!

O primeiro passo quando o produto está com defeito é entrar em contato com o estabelecimento onde o produto foi adquirido. Normalmente a loja ou o Consultor Sensual estarão prontos para te ajudar da melhor forma possível! Vale lembrar que qualquer produto comprado tem uma garantia legal de 90 dias a partir da data de compra. Durante esse período é obrigatória a troca ou a manutenção do item.

Para compras feitas via internet, é possível efetuar a devolução dos produtos em até 7 dias, desde que as embalagens não tenham sido abertas e nem o produto utilizado! Isso é conhecido popularmente como devolução por arrependimento. Vale frisar que o procedimento de devolução dos itens varia de acordo com a loja virtual.

E por fim, ESCOLHA BEM o produto antes de comprar! Tamanho, cor e material não são considerados argumentos validos para efetuar uma troca dentro da garantia!

Eu pensei que era menor!
RESUMINDO:

  • Os cosméticos eróticos precisam da aprovação da Anvisa. Você mesmo pode saber se o produto que comprou está de acordo com as normas, é só digitar o nome dele no buscador do site da Anvisa (www.anvisa.gov.br) ou ligar no 0800-642-9782.
  • Todos os produtos tem uma garantia legal de 90 dias, mesmo que você não receba nenhum documento do fabricante. Em caso de defeito, você pode retornar à loja e pedir a troca ou o conserto. Algumas lojas ou fabricantes podem optar por uma garantia maior, mas ela não é obrigatória.
  • Se a compra foi feita pela internet, você tem até 7 dias para devolver os produtos que não tenham sido utilizados. Lembrando que o procedimento de devolução varia de acordo com a loja virtual.
  • Nenhuma loja é obrigada a fazer trocas por insatisfação do cliente. Se você não gostar de um produto ou mudar de ideia no caminho para casa, pode ser que tenha que se conformar.
Agora que todos já sabem seus direitos e deveres, eu desejo boas compras e boas vendas a todos! E caso você tenha qualquer outra duvida relacionada a sexo, sexualidade ou produtos sensuais é só mandar no nosso tira-dúvidas!

Aproveite para ler também:

0 comentários