Como Aparecer no Google

20:00

Quando alguma pessoa me pergunta sobre o que é ser um Consultor Sensual eu gosto de responder: "Ser um Consultor Sensual é mais do que dar dicas de relacionamento, sexualidade ou vender produtos, ser Consultor Sensual é ser empreendedor, dono do seu próprio negócio". E nada mais importante para um negócio do que ser visto, não é? Por isso hoje eu separei uma dica super importante para seu negócio aparecer no Google totalmente sem custo nenhum!


Imagine uma ferramenta que te coloca seu negócio no maior canal de divulgação do mundo, facilitando o acesso do cliente pelo Google e Google Maps, totalmente integrada ao Smartphone e podendo traçar rotas, saber o horário de funcionamento e se seu negócio está aberto ou não! E você ainda pode deixar um link pro seu site ou sua página no Facebook. Essa ferramenta existe, e ela chama Google Meu Negócio, e o cadastro é muito simples, é só seguir alguns passos e aproveitar tudo que o Google pode oferecer.

Então vamos começar?

Antes de tudo, pesquise no Google seu próprio negócio. Digite o nome do seu negócio ou seu ramo de atividade e seu bairro. Por exemplo: sex shop na Lapa, São Paulo. Provavelmente que na sua busca apareceram varias lojas com o mesmo perfil de atividade, eles aparecem aqui porque, ou eles tem um cadastro mais completo ou mais acessos. Se o seu negócio não apareceu, clique no link que diz "mais lugares", pode ser que alguém já colocou o seu negócio lá! Se esse for o caso, é só clicar em sugerir uma edição e completar as informações com as próximas dicas.

Agora se não apareceu nada, sem problemas! É só incluir seu negócio como um "lugar" no Google Maps. É só acessar esse link e buscar o endereço do seu negócio. Feito isso clique em "adicionar um lugar ausente" e vai aparecer essa imagem aqui.
Aqui você vai colocar as primeiras informações de cadastro e clicar em "reivindicar esta empresa", e completar seu cadastro. As informações são inseridas no Google na mesma hora, mas para garantir que você é realmente o dono desse negócio, ele vai pedir duas formas de confirmação: por telefone e por carta. Telefone é muito mais rápido e prático, mas carta é uma opção também.

Dando uma "cara" a sua empresa

Como já dissemos, quando alguém pesquisar no Google pelo seu segmento, vão aparecer você e todos os seu concorrentes do local, então você tem que caprichar na sua apresentação. E aqui a apresentação da sua empresa são as fotos que você coloca. Nada de fotos fora de foco, com informações irrelevantes ou baixadas da internet. Lembre-se que o google já tem uma foto da fachada do seu negócio, então só adicione uma foto dela por exemplo se você modificou ela recentemente. Capriche nas fotos do seu ambiente interno e produtos, pegue por exemplo outros locais semelhantes e faça fotos parecidas. Se estiver sem imaginação, você pode contratar um fotografo profissional ou assistir alguns vídeos no Youtube com dicas de fotografia.

Agora uma dica que vale 1 milhão: nomeie as fotos com palavras chave, ou seja, as palavras mais usadas para buscas no Google e que, por esse motivo, aparecem nos primeiros resultados. Por exemplo "sex shop na lapa" ou com o próprio nome do negócio "Dayanne Consultora Sensual". A primeira opção tem mais chance de aparecer, porque muito mais gente vai pesquisar assim do que o nome do seu negócio, porém, se o cliente sabe o nome do seu negócio e quer encontra-la a segunda forma é melhor. Mas não precisa escolher, você não vai bater só uma foto. Aproveite pra colocar pelo menos 10 fotos do seu negócio e utilize as duas formas de nomear, metade de cada forma, ou seja: metade como "sex shop na lapa" e metade como "Dayanne Consultora Sensual".

Transforme o Google em um canal de contato com o cliente

Acessando as informações do negócio pelo smartphone, o cliente tem a opção de "ligar" diretamente para você a partir da ficha da sua empresa, por isso é importante informar um telefone de cadastro que você tenha acesso total.

Além dessa opção, outro canal de contato muito importante: os comentários e avaliações. Por isso, incentive seus clientes a deixarem avaliações sobre seu negócio no google. As avaliações podem ser feitas diretamente nessa pagina ou até mesmo pela pagina do seu negócio no Facebook. Depois de associar a sua pagina do Facebook ao seu negócio, as avaliações recebidas lá também aparecem no google.

Lembre-se de responder os comentários e questionamentos com agilidade, afinal é você conversando com o seu cliente. Caso você já tenha confirmado suas informações como dono do comércio cadastrado, o Google vai enviar sempre notificações a você sobre novos comentários e avaliações.

Por fim, o Google Meu Negócio ainda oferece todas as estatísticas de acesso ao seu negócio, como quantos clientes acessaram e em quais informações eles clicaram. Se você seguiu todos esses passos, a ficha de seu comércio deve ficar parecida com esse aqui.
Tudo que eu falei aqui você encontra na própria pagina do Google Meu Negócio, mas seguindo esse passo a passo você vai conseguir colocar sua empresa no Google rapidinho e sem complicações!

Aproveite para ler também:

0 comentários