Conheça a Árvore de 5,000 anos que Mudou de Sexo!

20:00

Uma das árvores mais antigas da Europa, o "Teixo de Fortingall" com cerca de 5,000 anos de idade está passando por uma "mudança de sexo". Os registros do "Teixo de Fortingall", em Perthshire, na região central da Escócia sempre catalogaram a arvore como masculina mas recente, começaram a brotar bagas (espécie de frutos) em seus galhos, o que indica que ocorreu uma mudança de sexo.
O "Teixo de Fortingall", uma das árvores mais antigas da Europa.
Botânicos do Royal Botanic Garden de Edimburgo Perceberam três bagas em um galho no alto da árvore, localizada no pátio de uma antiga igreja em Fortingall, e estão analisando eles, este é um procedimento padrão do projeto de conservação eles afirmam.

"Os teixos são conhecidos por mudar de sexo, o que torna isso interessante é a descoberta em uma arvore tão especial", comenta o Doutor Max Coleman do Royal Botanic Garden.

"Este é um evento raro (...) e não completamente explicado", disse o cientista, que afirma que esta tendência poderia ser devido a uma mudança no equilíbrio hormonal do teixo.
Os teixos são conhecidos por mudar de sexo
"O estresse ambiental é uma das coisas que pode ter causado" esse fenômeno, acrescentou. A árvore está saudável, e suas transformações terão nossa especial atenção", assegurou Max Coleman.

O teixo está no pátio de uma antiga igreja. Apesar de ser chamada pela imprensa britânica como a "árvore mais antiga" do Reino Unido, a sua idade exata ainda não foi determinada. Para dar uma avaliação, os cientistas compararam seu tamanho atual com as medidas tomadas há vários séculos.

A verdade é que, se um teixo de 5,000 anos pode mudar de sexo, porque nós ficamos de "briguinhas" por isso? Que tal tentar ser mais tolerante com os outros?

A reportagem original pode ser encontrada no site do jornal britânico The Guardian.

Aproveite para ler também:

0 comentários