Pergunta do leitor: Sexo Durante a Gravidez Faz Mal Pro Bebê?

20:00

A pergunta de hoje é para todos os futuros papais e mamães leitores do blog. Ela foi enviada pelo nosso Facebook pela leitora GQ, que está gravida de 5 meses: "Bom dia! Estou gravida de cinco meses e gostaria de saber se o sexo durante a gravidez pode fazer algum mal ao bebê.". Primeiramente parabéns pela gravidez, desejamos todos os sentimentos bons possíveis a você e seu bebê!
Parabéns!
Sobre a pergunta, em situações de gestação normal, o sexo durante a gravidez não traz nenhum problema e ainda faz bem ao bebê. Mas em gestações de risco ele deve ser evitado!

Em gestações de risco como ameaça de parto prematuro ou aborto, nada de sexo. "Situações como área de descolamento, placenta baixa ou colo do útero curto podem trazer contraindicações e é importante conversar sobre isso com seu obstetra", sinaliza Natalia Grandini Tannous, ginecologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP).

Além disso, mulheres que podem ter um parto antecipado devido ao sexo na gestação. "No final da gravidez o colo do útero passa a ser suscetível ao hormônio ocitocina, que desencadeia as contrações do parto", conta a especialista. Como esse hormônio é liberado em grandes quantidades durante a relação sexual, se a mulher tem risco de ter um parto prematuro não é uma boa ideia fazer sexo nessas condições.
Pode sensualizar!
Outro ponto importante é que nenhuma mulher deve fazer sexo se não quiser! Como a libido é muito variável nessa fase, pode ser que ela não esteja afim. "As alterações hormonais e a ansiedade podem deixar tanto a mulher com mais desejo sexual, quanto deixá-la menos disposta", explica Natalia. Além disso, conforme a gestação avança, fica mais difícil a mulher chegar ao orgasmo e ter satisfação sexual.

Além disso, use camisinha se houver risco de transmissão de DSTs. Isso porque as doenças sexualmente transmissíveis têm um duplo potencial de danos na gravidez, pois podem prejudicar a mãe e o bebê. De acordo com o ginecologista Antônio Braga, se a gestante contrair sífilis, há risco de aborto e, se a mãe conseguir dar à luz, o bebê pode sofrer diferentes sequelas, como cegueira, surdez, deficiência mental e malformações de modo geral, como microcefalia.
Mas antes fale com seu médico!
Resumindo, se a sua gestação não for uma gestação de risco, pode se jogar com vontade e amar sem medo! Mas lembre-se sempre de conversar com seu médico antes, afinal ele é a pessoa mais indicada para falar sobre a sua gestação!

Aproveite para ler também:

0 comentários