Tudo Começou num Bar! Conheça o Movimento Novembro Azul!

20:00

Se você ficou ligado no Casal UP, você percebeu que durante o mês de Outubro rolou a Campanha Outubro Rosa (Confira um resumão aqui!). E não seria diferente para o mês de novembro, quando tudo fica azul. O Novembro Azul é uma campanha importante de prevenção e combate ao câncer de próstata, além da conscientização da importância dos exames regulares e principalmente do diagnóstico precoce. Mas como foi que isso começou, e porque raios o símbolo é um bigode?
Se toca que o assunto é sério!
Como toda boa história, o movimento começou em um Pub (nome chique de bar) australiano em 1999. Um grupo de amigos teve a "brilhante" ideia de deixarem os bigodes crescerem durante um mês, como forma de apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para instituições de caridade. O mês escolhido para a campanha foi novembro, pois nesse mês também comemoramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro).

Apesar de maluca, a campanha foi um sucesso e ganhou o nome de Movember, que vem da junção das palavras em inglês bigode e novembro (Moustache + November). Em 2004 a campanha se consolidou e foi criado o Movember Foundation Charity. Então ficou assim: os homens deixam o bigode crescer durante todo o mês de novembro  e as mulheres davam seu apoio usando a cor azul ou bigodes falsos, ou seja: nada de sair ficando peluda heim!
Demonstrando todo apoio a campanha!
Atualmente o movimento ficou tão grande que só o bigode é pouco, ele é conhecido como “No Shave November” que traduzido seria "Novembro sem se barbear". Agora os envolvidos deixam crescer não só o bigode, mas também a barba. Por isso é comum encontrar o movimento com os três nomes principais,  Movember ou No Shave November e Novembro Azul, já que além do bigode a cor azul é símbolo da Campanha.

A ideia da campanha é que o máximo de pessoas usem a cor azul, deixem o bigode e a barba crescerem para que os “desentendidos” fiquem curiosos e a partir dessa curiosidade espalhar a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata através dos exames regulares e a atenção à saúde masculina. Assim como no Outubro Rosa, durante o Novembro Azul a cidade é "pintada" de azul!
A iluminação rosa de outubro da lugar ao azul em novembro
E é claro que o Brasil não podia ficar de fora! Aqui tudo começou com a campanha "Um Toque Um Drible", desenvolvida pelo Instituto Lado a Lado a partir de 2008 para discutir temas relacionados ao Câncer de Próstata. Quatro anos depois, inspirado pelo Movember,  o instituto passou a promover um mês inteiro e intenso de mobilizações focado na saúde do homem: o Novembro Azul.

Aproveite para ler também:

0 comentários