Novembro Azul: Os Números do Câncer de Próstata no País

20:00

Já falamos que novembro é o mês que o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata. Mas ele conta com uma barreira muito forte: A cabeça dura dos homem! Então se toca cara que o assunto é sério! Por ano são registrados cerca quase sessenta e nove mil novos casos de câncer de próstata no país. E cerca de treze mil brasileiros morrem devido ao câncer de próstata, ou seja: 1 homem em cada 36 morre de câncer de próstata!
Não seja um alvo fácil, previna-se!
O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família.

Se não existem casos de câncer de próstata na família, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!
Converse com seu médico.
O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos! Seu objetivo é analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária. É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens.

O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina. É fundamental que todo homem entenda que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito. Então cuide-se! A saúde deve vir sempre em primeiro lugar.

Aproveite para ler também:

0 comentários