しばり: O que é Shibari?

20:00

Sim, você não leu errado! Na verdade se você for igual eu você só viu uns "rabiscos" japoneses ou pior, só retângulos! Hoje vamos falar um pouco da técnica japonesa conhecida como Shibari (しばり de novo isso), que significa literalmente "amarrar", em japonês. Sempre fui fascinado com essa forma de arte e hoje fico super feliz em escrever dela para vocês! Então se ajeita ai e vem curtir conosco a história fascinante do Shibari!
しばり: Shibari
No Japão, entre os anos de 1400 e 1700, os samurais utilizavam uma técnica chamada Hojo-jutsu, uma arte marcial que consistia na arte de restringir pessoas. Devido ao código de honra dos samurais, eles eram obrigados a tratar seus prisioneiros com respeito, então eles utilizavam diferentes técnicas para amarrar seus prisioneiros, demonstrando a honra e o status de seus aprisionados.

Já no final de 1800 e começo de 1900, surgiu uma nova forma do Hojo-jutsu, algo mais erótico denominado Kinbaku (緊縛), a arte do "bondage erótico". Ela consistia no estilo japonês de amarração sexual ou BDSM que envolve desde técnicas simples até as mais complicadas de nós, geralmente utilizando varias peças de cordas.
O Shibari envolve desde técnicas simples até as mais complicadas de nós
Atualmente, principalmente no ocidente, a arte da "amarração" é tipicamente chamada de Shibari, que é considerada uma arte de espiritualidade erótica, e não mais uma arte marcial. Seu estilo consiste em criar padrões geométricos e formas utilizando cordas que realcem as curvas naturais do corpo humano e entram em contraste com a pele. Os Shibaristas gostam de dizer que as pessoas são a tela de pintura e as cordas são as tintas.

A estética da amarração é feita para passar uma sensação de sensualidade, vulnerabilidade e força. A posição dos nós em pontos de pressão cria uma estimulação semelhante a acupuntura. Alguns dizem que o Shibari estimula também a transferência e a circulação do Ki, a energia corporal.
As pessoas são a tela de pintura e as cordas são as tintas.
Para a maioria dos praticantes, o Shibari não está ligado ao fetiche de "Donzela em Apuros". O que ocorre no Shibari é uma ligação profunda entre o "Artista" (pessoa que amarra) e o Modelo (pessoa amarrada) para criar uma combinação de efeitos visuais lindos, troca de energia, relaxamento, satisfação e prazer.

Quando a satisfação e o prazer são atingidos através do Shibari, o resultado é a liberação de altos níveis de endorfina, adrenalina e outros hormônios, muito semelhante ao sexo. Quando feito em condições ideais, os efeitos são vistos visivelmente no rosto do modelo. Alguns denominam este estado de "bêbado das cordas", o que descreveria o estado eufórico do modelo após uma experiência de Shibari.
O que ocorre no Shibari é uma ligação profunda entre o "Artista" e o Modelo.
Atualmente, os praticantes do Shibari se satisfazem criando lindas performances e fotos. Mas claro que, além da arte, o Shibari pode ser utilizado como um componente do BDSM durante as relações sexuais.

Para quem tem interesse em começar no Shibari, a dica é o Kit Amarradinha. Ele vai dar aquela ajuda pra você começar a se aventurar no mundo dos Fetiches!

Aproveite para ler também:

0 comentários