Véu Também é Liberdade

20:00

Quem vê a professora Dana Albalkhi usando o hijab (véu para cobrir a cabeça) pode não acreditar, mas ela é uma feminista. Para ela, o hijab é uma forma de liberdade, e não de opressão, como costuma ser rotulado.

Para Dana, as peças representariam a liberdade de usar o que quiser e viver sua fé. Roupas, diz, não vão impedir que ela seja independente, tenha uma carreira e case por amor.

"As brasileiras chegam para mim e falam: mas você está no Brasil, por que você está colocando o véu? Eu que estou aqui sem família e posso fazer o que quiser. É minha escolha."

Dana explica que o uso do hijab está previsto no Alcorão, livro sagrado do Islamismo, e que serviria para que a mulher "se preocupasse mais com questões intelectuais e espirituais do que corporais". "Maria (mãe de Jesus), por exemplo, usava", diz ela.

Já o niqab (que deixa só os olhos à mostra) não é da religião. Foi inventado culturalmente pela comunidade para controlar as mulheres. Eles oprimiram as mulheres e, infelizmente, não pararam os homens."
Quatros tipos de véus comuns em países muçulmanos: em cima, o hijab (esq.) e a burca; embaixo, da esquerda, o niqab e o chador

"A gente tem que criticar os radicais de cada religião, que têm atos machistas e usam a crença para justificá-los. Mas nunca podemos atacar a religião dos outros.
Temos que definir o feminismo fora dela. A causa mais importante é a mulher. Se o muçulmano fez uma besteira, a gente vai atacar, se o cristão fez uma besteira, a gente vai atacar, e se um ateu fez algo, também vamos fazer um escândalo.
Existem homens que usam a religião islâmica como desculpa para controlar as mulheres. E aí a mulher tem que ser do homem porque ele paga as contas ou deu uma casa para ela morar. Se ele não quer mais aquela mulher, ela sai prejudicada."
Dana diz que uso do véu é parte importante da religião
Confira a reportagem completa no site da BBC Brasil.

Aproveite para ler também:

0 comentários