Tipos de Alimentos e suas Vantagens e Desvantagens

20:00

A Nutricionista Eduarda Guedes já é uma grande parceira do nosso blog, suas dicas e informações sobre nutrição vem ganhando cada vez mais espaço aqui no Blog! Hoje ela vai falar um pouco sobre os tipos de alimentos e suas vantagens e desvantagens. Então confira a seguir o texto da nossa super parceira:
 
Sempre tenho falado por aqui que devemos escolher os alimentos IN NATURA para ser a base da nossa alimentação, consumir os alimentos PROCESSADOS com moderação e evitar os ULTRA PROCESSADOS. Mas você sabe diferencia-los?

Bom, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira as definições são as seguintes:

Alimentos IN NATURA: são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após a natureza. (Lembrando que podemos higieniza-los, corta-los, e em alguns casos é necessário descasca-los. Sendo feito esses procedimentos, eles se tornarão MINIMAMENTE PROCESSADOS, mas isso não é um problema).

Alimentos PROCESSADOS: são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. São produtos derivados diretamente de alimentos e são reconhecidos como versões dos alimentos originais. São usualmente consumidos como parte ou acompanhamento de preparações culinárias feitas com base em alimentos minimamente processados.

Produtos ULTRA PROCESSADOS: são formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas), derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes). Técnicas de manufatura incluem extrusão, moldagem, e pré-processamento por fritura ou cozimento.

Continua complicado para entender? A foto a seguir resume toda explicação:


Gostou dessa dica? Então não deixe de acompanhar a Nutricionista Eduarda Guedes! Ainda está com duvidas ou quer mandar alguma pergunta, então clica aqui e manda pra gente!

Aproveite para ler também:

0 comentários