Pergunta do leitor: O que é Disfunção erétil?

20:00

Recebemos varias perguntas no blog, e o que me chamou a atenção foi a quantidade de perguntas relacionadas a um tema: Impotência Sexual. A disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual, é algo que faz muito barbudo chorar igual bebe e perder o sono. Mas como explicar o que é, as causas e os sintomas além do "você tá broxa"? Então se segura amiguinho, porque pra não deixar ninguém sem informação, vamos explicar direitinho o que é, a causa e os sintomas da disfunção erétil!

O que é?
É considerado disfunção erétil, a incapacidade de iniciar ou manter uma ereção em, cerca de,  50% das tentativas durante uma relação sexual. Essa disfunção faz com que o homem não consiga manter o pênis rígido para que ocorra uma penetração, impedindo assim a satisfação sexual.
Quais suas causas?
A causa pode estar relacionada a vários fatores: distúrbios psicológicos, doenças hormonais, doenças neurológicas, doenças vasculares, consumo excessivo de medicamentos e até o alcoolismo e tabagismo.
Quais os sintomas?
Os principais sintomas são: redução do tamanho e da rigidez peniana, incapacidade de obter e manter a ereção, redução dos pelos corporais, atrofia ou ausência testicular, pênis deformado, doença vascular periférica.
Um fato importante é que nem sempre a idade é a causa da disfunção erétil.
Como diagnosticar?
O exame mais comum para detectar a disfunção erétil é a avaliação física global. Ela é realizada com auxílio de equipamentos específicos. O equipamento possui dois anéis conectados a eletrodos, colocados em volta do pênis, que analisam a qualidade das ereções noturnas e traçam um gráfico completo. Se essas ereções espontâneas forem satisfatórias, significa que o sangue chega ao pênis e é corretamente represado. Assim, o distúrbio, teria fundo psicológico.

Outro recurso usado para o diagnóstico é o ecodoppler peniano, utilizado para medir o fluxo arterial e identificar eventuais obstruções arteriais penianas.

O método mais incomum é a injeção intracavernosas (dentro do corpo cavernoso do pênis). O exame é feito no consultório médico e o remédio faz efeito em 10 a 20 minutos, a injeção relaxa a musculatura local e produz uma ereção. Quem tem problemas psicológicos responde positivamente a este exame.
O diagnostico correto da causa é muito importante, pois ele é o que vai definir o tratamento correto para a disfunção!
Fale com seu médico. Eu falaria!
Qual o tratamento?
O tratamento vai depender da causa da disfunção e do seu estilo de vida. Após ser detectada através de um diagnóstico clínico, existirão vários recursos para tratamento, como: psicoterapia, reposição hormonal após os 45 anos de idade, autoinjeção, prótese, géis e cremes e enrijecimento por sucção.
Quais os medicamentos?
Conhecido como azulzinho, o mais famoso dos medicamentos é o Viagra ou Sildenafila. Vale ressaltar que somente um médico pode dizer qual o medicamento, dosagem e duração do tratamento. Sempre siga rigorosamente as orientações médicas e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso sem consultar o médico e, siga as instruções na bula.

Aproveite para ler também:

0 comentários