Miçangar: Edifício Banespa

20:00

Um dos símbolos mais famosos de São Paulo, o Prédio do Banespa (também apelidado de Banespão) proporciona aos visitantes uma das vistas mais incríveis da cidade. Do alto de seus mais de 160 metros é possível avistar em 360° a região central e as zonas Norte e Leste da capital, inclusive as torres da Avenida Paulista.
A visita é gratuita, mas infelizmente mirante está fechado para reforma e sem data de reabertura. Consulte o andamento pelo telefone (11) 2196 3730.

PRÉDIO DO BANESPA
Chamado de Edifício Altino Arantes a partir da década de 1980, o início da construção do espigão inspirado no Empire State de Nova York data de 1939. Foi erguido no coração da capital, próximo de áreas como a Praça da Sé e a Rua 25 de Março.

A inauguração só se deu oito anos depois, em 1947, quando foi escolhido para sediar o Banco do Estado de São Paulo.
São 161,22 metros de altura, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas. Os números expressivos deram título ao Prédio do Banespa de maior construção de concreto armado do mundo nos anos de 1940.

Por 20 anos foi o edifício mais alto de São Paulo, mas até hoje pode ser visto de diversas regiões. O que atrai muitos visitantes e sua torre, com vista de 360° da cidade e visibilidade de até 40Km.
Todos os meses, cerca de 5 mil pessoas sobem ao local. Mas esse número poderia ser maior, não fosse a pequena estrutura (elevadores, guichês, funcionários, etc) que acaba gerando filas e principalmente o fato de só ser aberto ao público de segunda a sexta-feira. Para chegar ao topo do prédio, é preciso pegar dois elevadores diferentes e subir mais alguns lances de escadas.








O Prédio do Banespa foi privatizado em 2000 pelo Santander e hoje abriga também um museu com sua história. A melhor forma de chegar é de metrô, pela estação São Bento da Linha Azul.

PRÉDIO DO BANESPA (ED. ALTINO ARANTES)
Rua João Brícola, 24 – Centro – Metrô São Bento
(11) 2196 3730
Horário de visitação: segunda a sexta, das 10h às 15h; exceto feriados
____________________________________________________________

Créditos:
Esse Mundo é Nosso - Artigo
As fotos foram modificadas para fotos originais do Blog Casal UP!

Aproveite para ler também:

0 comentários