Brincadeiras: Tesômetro

20:00

O tesômetro serve para indicar a "temperatura" sexual apenas com o calor das mãos. Feito todo em vidro, ele pode ser encontrado em diversas cores!
Para usa-lo e se divertir, basta colocar na palma da mão e ver a magia acontecendo! Mas para entender melhor, confira o vídeo abaixo ao ritmo da música Subidinha, do poeta tupiniquim Wesley Safadão:
 
Mas por que isso acontece (se prepara pra parte técnica)?

O nome técnico do tesômetro é ebulidor de Franklin, o que ele faz, na verdade, é mostrar uma variação de temperatura. Este instrumento é constituído de um bulbo de vidro totalmente vedado, separado em duas regiões conectadas por um tubo e, em seu interior, um liquido colorido muito volátil. Ao encostar a mão na parte inferior do bulbo, o liquido é forçado a subir. Com o liquido na parte de cima do bulbo, basta encostar sua mão nessa região e ele retorna para o local de origem.
Ao encostar a mão na superfície do bulbo, há uma troca de calor entre ela e o vidro, porém, isso só acontece caso exista uma diferença de temperatura entre os dois corpos. O calor sempre fluirá do corpo mais quente para o mais frio. Nosso corpo mantém uma temperatura aproximadamente constante em 37º C. O ebulidor estará em equilibro térmico com o ambiente – normalmente a uma temperatura menor que 37º C. Então, o calor fluirá da mão para o ebulidor, aumentando a temperatura média do liquido. Neste momento, o fluido começa a se movimentar de uma região para a outra. Este fenômeno este relacionado com os efeitos da dilatação térmica e da evaporação ou ebulição.


____________________________________________________________
Créditos:

Feira de Ciências  - Informações técnicas
Ciência e Diversão - Informações técnicas

Aproveite para ler também:

0 comentários