Você sabe o que é Sexualidade?

20:00


É interessante pensar que muitas pessoas, no século XXI, não sabem o que significa sexualidade. Mas isso, não quer dizer que, elas estão erradas ou até mesmo atrasadas por não saberem de um conceito tão pouco discutido socialmente e na literatura. Até mesmo porque, elas acreditam que ao falar sobre sexualidade estão falando sobre sexo. Precisamos então, desmistificar o conceito sexualidade e sexo, assim como, a pornografia, a fantasia sexual, o orgasmo, etc.

Mas afinal, o que é sexualidade? 

A Sexualidade é uma energia que nos motiva a procurar amor, contato, ternura e intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados. Influencia os nossos pensamentos, sentimentos, ações e interações. Engloba o sexo, a identidade de género e os papéis sexuais, a orientação sexual, o erotismo, o prazer, a intimidade e a reprodução. É experienciada e se expressa nos pensamentos, fantasias, desejos, crenças, atitudes, valores, comportamento, práticas, papéis e relações. Assim, a sexualidade envolve, além do sexo propriamente dito, elementos psicológicos, emocionais e comportamentais (WHO, 2004).

Nas conversas entre amigos, namorados (a), cônjuges e familiares, o assunto sexualidade é discutido facilmente, mesmo não entendendo muito bem o que este conceito significa. Porém quando o assunto é sobre sexo, as pessoas têm maior dificuldade, vergonha ou mesmo preconceito (e claro surgem bastantes risadas e piadas!) criando barreiras para se esquivarem do assunto. Isso mesmo, o Sexo ainda é um tabu no meio em que vivemos, apesar, de vermos o assunto quase que explicito em novelas, filmes, seriados e propagandas na televisão. A partir daí, criamos muitas dúvidas e pré-conceitos sobre determinadas condutas e comportamentos sexuais tanto nossos, quanto das outras pessoas.

Ter uma vida amorosa e sexual saudável e prazerosa é muito importante na vida de um casal. Falar de sexo é falar de saúde e satisfação! Não quer dizer que você precise contar pra todo mundo como está boa ou ruim sua intimidade com seu parceiro (a), mas sim conhecer e ter informações necessárias, tirar dúvidas, ajudar ao próximo e aprender novas formar de sentir prazer e ser feliz.

Aproveite para ler também:

0 comentários