Como dar uma segunda chance a madeira!

20:00


Apenas alguns motivos para apostar em pallets e caixotes na decoração: baixo custo, manutenção nula e um ambiente super acolhedor!


No momento virou moda o reuso de materiais reciclados, jogados nos cantos e tudo pode ser reutilizado na visão de algumas pessoas, uma moda boa, digamos assim, salvar o planeta dos lixos não lixos. Nada melhor do que dar novas funções para objetos ou aproveitar de maneira criativa o que antes não seria utilizado mais.

Um dos materiais que mais me encanta são os pallets e caixotes de madeiras para variadas decorações, verdadeiras peças chaves para transformar o ambiente, gastando nada ou quase nada. Depois de lixados, tratados com muito carinho, podem virar mesas, bancos, sofás, base para cama, estantes, porta plantas e muito mais coisas que a imaginação mandar.

O que eu acho mais interessante é que eles são muito versáteis e podem ser combinados com diversas decorações, materiais e peças. Os pallets são usados para transportar e armazenar mercadorias, os caixotes são usados em feiras para distribuição de alimentos, então já sabe onde conseguir alguns baratos ou de graça, mas caso queira uma peça nova, nunca usada (que ai já foge da ideia de reutilizar) tem empresas especializadas na venda desses materiais.


É interessante ver o estado dos caixotes e pallets, pois como são muito manuseados e carregam bastante peso, ocorre uma maior deterioração da peça e assim o seu trabalho será maior para recuperar. Verifique também as ripas podres, trincadas e se tem cupim, a estrutura do peça deve estar em boas condições para que seu trabalho não seja futuramente um retrabalho, desmontar ou não ficar algo legal que dará no futuro problemas. Como todos os outros produtos pallets e caixotes também tem suas qualidades, os industriais, os que eu disse sobre transporte, feira, são mais grosseiros fazendo com que o esforço seja maior na restauração, os de empresas que já destinam eles para decoração são de melhor acabamento, mas também podem custar mais.


Como Preparar/Cuidar da sua peça


Para revitalização, criação das novas peças utilizando os pallets e caixotes, eles devem ter um tratamento prévio.

1 - Lixar as peças para nivelar a madeira.

2 - Aplicação de selante.

3- Demãos de Primer.

4- Tinta (que pode ser fosca, acrílica ou laca).


Observações importantes:
* Se o móvel ficar em área aberta, opte pelo impermeabilizante no lugar do selante.

* Madeira “crua” absorve muita tinta, então por isso utilizamos o Primer primeiro para depois passar a tinta, isso ajuda bastante.

* Conforto dos usuários também é fundamental, não deixe de analisar a inclinação de encostos e abuse de almofadas, colchões e estofamentos.

* Fazer tampos com vidro ou madeira inteiriça para mesas e estantes, cria um visual ainda mais agradável.

* Limpeza com pano úmido, uma manutenção ótima.

* Apos uns 4 a 5 anos é indicado aplicar mais uma camada de selante, prologando assim a qualidade e durabilidade da madeira.



Aproveite para ler também:

0 comentários